Sul de MG registra quase o dobro de novos casos de Covid-19 em uma semana, com 18 mortes

Região registrou 803 novos casos na semana; maior número até então por semana era 429.



O Sul de Minas bateu novos recordes negativos de casos registrados de Covid-19 nesta sexta-feira (26) e nesta semana, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).

Só nesta sexta-feira, a SES-MG confirmou mais duas mortes e outros 262 casos positivos da doença em 51 cidades da região. No acumulado dos últimos sete dias, foram 803 novos casos, com 18 mortes, quase o dobro da semana passada, quando foram registrados 429 novos casos, com 16 mortes, o maior número até então.

Com os novos registros, o Sul de Minas tem agora 2.947 casos confirmados do novo coronavírus, com 86 mortes.

Os 803 novos casos registrados na semana foram notificados em 90 cidades da região. 
Confira onde mais aumentou, conforme os dados da SES-MG dos últimos sete dias:

+67 Campo Belo
+53 Pouso Alegre
+40 Extrema
+38 Campos Gerais
+38 Santo Antônio do Amparo
+28 Jacutinga
+26 Guaxupé
+26 Lavras
+24 Itajubá
+22 Itapeva

Novos casos

Nesta sexta-feira, o balanço da SES-MG confirmou a 1ª morte de Santa Rita do Sapucaí e a 2ª de Guaranésia.

A primeira vítima é uma mulher de 51 anos, que tinha comorbidades e morreu no dia 24. Já a outra é um homem de 61 anos, que também tinha comorbidades e morreu no dia 23.

Além disso, também foram confirmados 262 novos casos da doença em:
+46 Campo Belo
+38 Santo Antônio do Amparo
+15 Pouso Alegre
+13 Extrema
+12 Candeias
+10 Cana Verde
+9 Itajubá
+8 Jacutinga
+7 Jesuânia e Monte Sião
+ 6 Perdões e Três Pontas
+5 Guaxupé, Santa Rita do Sapucaí e São Lourenço
+4 Cachoeira de Minas, Itapeva e Três Corações
+3 Alfenas, Andradas, Córrego do Bom Jesus, Delfinópolis, Lambari, Munhoz, Ouro Fino, São Sebastião do Paraíso
+2 Aguanil, Cristina, Pratápolis e Varginha
+1 Boa Esperança, botelhos, Campanha, Campestre, Campos Gerais, Carmo de Minas, Estiva, Ibiraci, Ijaci, Ingaí, Lavras, Machado, Muzambinho, Nazareno, Nova Resende, Passos, Pouso Alto, Santana da Vargem e São Tiago

A SES-MG também registrou os primeiros casos da doença em Cássia (+5) e Juruaia (+2).

Com as novas confirmações, Extrema lidera a lista de casos na região com 303, sendo cinco mortes. Pouso Alegre agora aparece com 287, sendo quatro mortes. Três Corações e Varginha aparecem empatadas na sequência, com 140 casos cada e cinco mortes.

Ainda há casos confirmados por prefeituras que não entraram no balanço oficial.

Ao todo, Minas Gerais tem 38.891 casos confirmados de coronavírus, sendo 833 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 20.120 pessoas já estão recuperadas da doença.

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.
Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Fonte: G1 Sul de Minas