Polícia Militar começa a fiscalizar uso de máscaras e aglomeração no Sul de MG

Ação foi determinada pelo Governador de MG, Romeu Zema (Novo), e começou a ser realizada nesta quinta-feira (25) em todo o Estado.



A Polícia Militar começou a abordar em todo o Estado de Minas Gerais, pessoas que circulam nas ruas sem máscaras, que provocam aglomerações ou que não estão cumprindo o distanciamento social. A determinação é do governador Romeu Zema (Novo) e foi anunciada na quarta-feira (24) durante uma entrevista exclusiva à Globo Minas. A ação teve início nesta quinta-feira (25).

Nas maiores cidades do Sul de Minas, pessoas foram flagradas utilizando máscaras de maneira errada ou até mesmo sem o equipamento.


Varginha

Em Varginha, a Polícia Militar iniciou a ação e, em um primeiro momento, pretende realizar orientação junto à população.

“[Iniciamos a ação] no sentido de orientar as pessoas no sentido de utilizar máscaras e evitar aglomeração. Caso deparar com algum estabelecimento comercial que está descumprindo as normas da vigilância sanitária, vamos acionar o órgão competente para que assim possa autuar, pois eles é quem podem fazer a multa administrativa [e tomar as medidas de até fechamento do local]”, explicou o tenente-coronel Marcos Serpa de Oliveira, que é comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar.


A respeito de eventual prisão por não utilização de máscaras e/ou por aglomeração, o comandante destacou que a primeira medida a ser tomada pela Polícia Militar é a de conscientizar.

“Toda situação é avaliada pela Polícia Militar. Neste primeiro momento, realmente, buscamos a conscientização da pessoa. Toda as pessoas estão orientadas a ter as máscaras e não sair de casa sem ela. Então, primeiramente, vai ser orientação e buscar conscientização. Agora, se houver algum desacato contra algum policial e algum descumprimento de norma ou [flagrante] de alguém portando arma de fogo [outras medidas podem ser tomadas]”, salientou o tenente-coronel.


Poços de Caldas

Em Poços de Caldas, um decreto da prefeitura já obriga todas as pessoas a usar máscaras quando saírem às ruas. O documento entrou em vigor no dia 1º de maio, quando houve o retorno das atividades comerciais e de serviços na cidade. A fiscalização, nesse caso, fica a cargo de fiscais da secretaria municipal de saúde, e, apesar de obrigatório, o decreto não determina penalidade.

Pelas ruas da cidade, apensar da maioria das pessoas utilizar a máscara corretamente, ainda há quem usa de maneira inadequada. De acordo com a Polícia Militar, patrulhas estão sendo realizadas neste primeiro dia pelas ruas comerciais da área central do município.

Pouso Alegre

Um decreto municipal também determina que todos usem máscaras nas ruas de Pouso Alegre. A fiscalização é feita pela vigilância sanitária e quem for pego sem a máscara recebe orientações sobre a utilização, também não há penalidade.

Nas praças e avenida da cidade, ainda é possível encontrar pessoas com máscara nas mãos, no pescoço e também sem máscara nenhuma.

A polícia militar de pouso alegre informou que já começou o trabalho de fiscalização nas ruas nesta quinta-feira. O trabalho, neste momento, consiste em orientar quem estiver sem a máscara sobre a importância da utilização e seu uso correto.

Passos

Em Passos, o decreto municipal também determina que todos usem máscaras, em qualquer lugar. A fiscalização acontece com agentes da brigada de enfrentamento da Covid-19 e quem estiver sem máscaras pode pagar multa de cerca de trinta e quatro reais.

Mas há quem não esteja cumprindo a determinação. Na avenida Sabiá, por exemplo, local em que a população costuma praticar atividades físicas, há quem ainda esteja sem máscaras. A mesma situação é vista nas ruas e praças do centro da cidade.

Em Passos, a Polícia Militar informou que as fiscalizações também já começaram. As viaturas vão percorrer as ruas com equipamento de som alertando sobre as medidas de combate e prevenção do novo coronavírus.

Importância uso de máscaras

O professor de enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) Rogerio Silva Lima destacou a importância do uso de máscaras como prevenção ao novo coronavírus e reforçou os cuidados de uso e higienização do equipamento.

“A máscara deve proteger o nariz e a boca, então ela deve estar certa no rosto, para evitar que [a pessoa] respire as gotículas que contém a Covid-19. Para remoção das máscaras, não pode pegar na parte que protege o nariz e a boca, porque ali pode conter as partículas virais. É preciso remover pelas alças laterais. Se for uma máscara de pano, é preciso guardar em uma sacola para depois higienizar. Se for uma descartável, é importante também guardar em uma sacola para depois descartar em uma lixeira com tampa”, destacou.

O professor ressaltou que a higienização das máscaras de pano deve ser feita deixando o equipamento de molho em um litro de água com duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) por 30 minutos. Segundo ele, depois é só lavar com água e sabão e passar com ferro quente.

Fonte: G1 sul de Minas