Por volta das 16h40 desta terça-feira (02), quando a equipe da 2ª Cia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros fazia a aproximação com o helicóptero Arcanjo 08 para pousar no heliponto do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Varginha, o piloto foi obrigado a fazer uma manobra evasiva e arremeter do local, tendo que fazer quase que um pouso forçado em um pasto próximo ao batalhão.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a medida foi necessária devido a grande quantidade de pessoas, entre adultos e crianças, que estavam soltando pipas na área de pouso.
Uma equipe em terra foi até o local e apreendeu linhas comuns e chilenas, além das pipas.
O Corpo de Bombeiros alerta que essas práticas colocam em risco as operações de aeronaves, podendo até causar acidentes, pois se uma pipa for sugada pela turbina do helicóptero, pode causar a sua queda, além de poder causar lesões em quem está soltando.
O Corpo de Bombeiros pede que a população denuncie pessoas que vendem e usam as Linhas Chilenas. De acordo com a Lei Estadual 23.515/ 2019, é proibido o uso de linhas cortantes em áreas públicas e comuns.
Os militares pedem ainda para que as pessoas não façam essa prática de diversão próximo a edificações, fiações e pessoas. Além de pedir para os responsáveis que orientem os menores sobre as normas.
Fonte: Varginha Online