Procon de Pouso Alegre notifica Cemig e Copasa sobre “aumentos repentinos”

Muitos consumidores de Pouso Alegre estão recebendo as contas de água e energia elétrica em casa com valores acima do que estavam acostumados a pagar.


O órgão de proteção e defesa do consumidor disse que notificou as concessionárias Cemig e Copasa para prestarem informações e “esclarecimentos sobre a percepção dos consumidores deste Município com relação aos aumentos repentinos nas respectivas contas de energia elétrica e água”, diz nota enviada pela assessoria da prefeitura.

A reportagem do Terra do Mandu entrou em contato com as concessionárias para saber se houve alguma alteração no valor da tarifa de água e energia em Pouso Alegre.

A Cemig informa que não houve nenhum reajuste até o mês de abril na tarifa de energia. De acordo com a empresa, houve um aumento médio de 0,6% no consumo de energia dos clientes residenciais da sua área de concessão devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

“As pessoas têm ficado mais em casa e essa situação pode aumentar a frequência da utilização de equipamentos elétricos e consequentemente, o consumo de energia. Diante disso, a Cemig orienta os seus clientes sobre o uso eficiente de energia para evitar surpresas na conta de luz”, diz a empresa por meio de nota.


As leituras dos relógios da Cemig

Com as restrições de mobilidade mais rígidas durante o início da pandemia, no mês de março alguns clientes tiveram a leitura feita pela média, com eventuais acertos a maior ou menor na conta atual. Agora, as leituras estão sendo feitas normalmente. Somente são emitidas pela média dos últimos 12 meses, as contas dos clientes que não permitem a entrada do leiturista da Cemig para acessar o padrão de energia, o que não atinge 2% do volume de clientes.

A Cemig ainda orienta os próprios clientes podem fazer a leitura do medidor, ou ainda, acompanhar o consumo mensal através dos números que aparecem nas contas e no relógio do padrão.

A Copasa ainda não enviou retorno.


Fonte: Terra do Mandu