Pico da pandemia de coronavírus em MG passa para meados de julho

Projeção anterior estimava auge do surto para 10 de junho


A projeção do pico da pandemia de COVID-19 em Minas passou de 10 de junho para 19 de julho. A nova estimativa foi divulgada em coletiva virtual nesta quinta-feira (28) pelo Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Ele atribui o adiamento às medidas de isolamento social adotadas pelo governo, bem como aos protocolos de retorno gradual das atividades econômicas fixados pelo Programa Minas Consciente. O projeto conta, até o momento, com a adesão de 87 municípios - dado informado pelo Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que também participou da coletiva.

Amaral não soube dizer, com precisão, quantas pessoas estarão contaminadas na data. Segundo o dirigente, o número de infecções registradas em 24 horas deve ficar entre 2 mil e 3 mil doentes. Em 15 de maio, quando o ápice da curva estava previsto para 9 de junho, a SES-MG projetava entre 2 mil e 2,9 mil casos, além da ocupação de 1,6 mil leitos de CTI. O pico inicial apresentado pela SES-MG, anunciado para março, chegou a antecipar 14 mil nfectados.

"Não é possível cravar os números de casos, nem pessoas internadas. O pico vai acontecer de acordo com o que acontecer nos dias que antecedem a data", ponderou o secretário.

Dados do informe epidemiológico divulgado pela SES-MG nesta quinta (28) apontam 255 mortos pela COVID-19, 15 a mais na comparação com o relatório anteior. Os casos confirmados - alta recorde de 675 em um só dia.

Fonte: Estado de Minas