Diante da crise do novo coronavírus que atinge o mundo inteiro, surgem também as fake news que atrapalham ainda mais o trabalho das autoridades.
Em Pouso Alegre não é diferente. Por aqui, informações falsas têm rodado das redes sociais.
Até mesmo os boletins oficiais divulgados diariamente pela prefeitura tem sido alvo de criminosos que alteram os números apresentados e repassam o boletim fake, com informações falsas.
Em outra fake news que rodou as redes sociais no último domingo (29/03) foi de que uma idosa com coronavírus havia falecido na cidade. Porém, a idosa diagnosticada com covid-19 não chegou a ser hospitalizada. Ela se recupera em casa desde que apresentou os sintomas e teve o material coletado para exame.
“Essa prática, além de criminosa, é repugnante, pois atrapalha as autoridades sanitárias e de saúde, causa desinformação da população e, obviamente, aumenta o risco a que nossos concidadãos estão expostos”, diz nota da prefeitura.
De acordo com o delegado Regional, Renato Gavião, os casos de divulgação das chamadas fake news em Pouso Alegre serão investigados e punidos de acordo com Art. 297 do Código Penal, que prevê reclusão de dois a seis anos e multa para o caso de falsificação de informações públicas.
“Estamos em um momento que precisa muito mais de nossa postura humana, solidária e de união. Agir de forma a prejudicar tanto a saúde física quanto a saúde mental com mentiras devem ser contidas e aplicadas as devidas sanções”, explica o delegado da Polícia Civil.
COMO DENUNCIAR
Toda e qualquer informação sobre fake news devem ser denunciadas através do WhatsApp (35) 99235-1017, telefone (35) 3429-5600 e pelo e-mail policiacivil.regionalpa@gmail.com.
Idosa vítima do fake-news se recupera bem e agradece orações em vídeo.
Ji9 Minas com informações e fotos : TERRA DO MANDU e Estado de Minas
Ji9 Minas com informações e fotos : TERRA DO MANDU e Estado de Minas