A direção do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre comunicou hoje que após reunião do Conselho Hospitalar, conforme Deliberação do Conselho Extraordinário COVID-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nº 7, de 18 de março de 2020, ficam suspensas cirurgias eletivas, consultas e exames ambulatoriais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser tratados como exceção aqueles casos cuja finalidade é a garantia e continuidade da conduta médico-assistencial já iniciada, evitando prejuízos aos pacientes.
Sendo assim, as cirurgias e procedimentos ambulatoriais eletivos permanecerão ativos somente para atendimentos oncológicos e para pacientes internados que aguardam por cirurgia, a fim de que seja gerenciada a iminência da disponibilidade de leitos, bem como o acompanhamento médico e exames pré-operatórios. Serão mantidas as cirurgias consideradas de urgência ou emergência. Com estratégias de agendamento, as autorizações serão realizadas via on-line para evitar aglomerações de pacientes nas recepções.
A direção do Hospital Samuel Libânio informa ainda que os atendimentos oncológicos e sessões de hemodiálise permanecem funcionando normalmente. É solicitado aos pacientes que cheguem no horário previamente agendado para evitar aglomerações. “É um momento passageiro, que precisa da compreensão e colaboração de toda a população para juntos enfrentarmos a batalha contra o COVID-19”.
De acordo com o art. 3º da respectiva Deliberação, encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde ficam mantidos os atendimentos hospitalares nos setores de Urgência e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Hospital-Dia e internações reguladas pelo SUSfácil-MG.
Os leitos não poderão ser ocupados por pacientes clínicos de outras patologias, pois estes leitos serão destinados ao Plano de Contingência do COVID-19, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde.
Neste momento de pandemia de COVID-19, pacientes cujas patologias de base possam ser tratadas por hospitais de média complexidade da região deverão ser contrarreferenciados via SUSfácil-MG.
Fonte: Conexão Sul de Minas