Com a adoção de medidas de restrição devido à pandemia do coronavírus, muitas cidades do Sul de Minas têm adotado o fechamento de suas entradas, principalmente para turistas. Algumas prefeituras têm bloqueado a entrada com terra, valas, tambores e até veículos atravessados na pista. Por enquanto o Sul de Minas tem um caso confirmado de coronavírus e outros 238 suspeitos em 61 cidades.
Em Elói Mendes (MG), por exemplo, funcionários da prefeitura fecharam as principais entradas da cidade utilizando tambores e caminhões de terra. Valas também foram aberta em alguns pontos para impedir a entrada de veículos. Em Andradas (MG), entrada também foram fechadas com tubos de concreto.
O mesmo foi adotado em São Tiago (MG), onde bloqueios e tendas foram instalados na entrada principal da cidade para evitar a entrada de "forasteiros". As entradas de terra pela zona rural também foram bloqueadas com terra para evitar a entrada de veículos.
Em Careaçu (MG), a prefeitura colocou até micro-ônibus da rede escolar atravessados na pista para evitar a entrada de veículos. Tendas com equipes da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária também foram montados na saída para a Rodovia Fernão Dias. Todos os veículos que entram no município estão sendo parados.
Ainda não se tem um número de quantas cidades já aderiram ao fechamento de suas entradas, mas a cada dia mais municípios têm aderido à medida. O controle deverá ficar ainda mais rígido com a publicação do decreto de calamidade pública pelo governo de Minas Gerais, que prevê o fechamento das fronteiras do estado.
Fonte: G1 Sul de Minas