Corpo de Bombeiros alerta para golpe usando nome da instituição

Golpe é realizado por meio de mensagens de celular, e-mail e ligação. Primeiros casos foram registrados na região de Poços de Caldas.



A assessoria do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé emitiu comunicado na tarde desta sexta-feira (28) alertando sobre golpe utilizando o nome da corporação. As mensagens eletrônicas com conteúdo suspeito, envolvendo o nome do CBMMG, começaram a ser divulgadas em Poços de Caldas e região, podendo inclusive chegar a Guaxupé.

Segundo informações da 1ª Companhia Independente de Bombeiro MIlitar de Poços de Caldas, quatro pessoas já foram vítimas da tentativa do golpe envolvendo o nome do Corpo de Bombeiros na região da 1ª Cia Ind Bm nas cidades de Poços de Caldas, Campestre e São Sebastião do Paraíso.

As mensagens são remetidas em nome da Secretaria Municipal dos Bombeiros, órgão que não existe na corporação. No corpo do e-mail, existe um comunicado intitulado "aviso de vigência de documentos vencidos", que tem por finalidade alertar o cidadão sobre um prazo de regularização junto aos "bombeiros". O remetente ainda disponibiliza um link para que o destinatário acesse e execute as ações para a regularização.

“Estas mensagens são meras tentativas de obtenção de vantagens junto ao cidadão utilizando-se da credibilidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Segundo constatações, os links fornecidos são um meio para disseminação de vírus. Esclarecemos que o CBMMG não realiza cobranças via e-mail, por telefone ou por meio de mensagens. O Corpo de Bombeiros orienta que em caso de dúvidas seja realizado contato através do telefone (35) 3551-4560 ou diretamente na sede do 4º Pelotão de Bombeiros”, informa o comunicado dos Bombeiros.

Fonte: Portal da Cidade - Guaxupé