Casos suspeitos de coronavírus quase triplicam no Sul de Minas; número chega a 140

Ao todo, entraram na lista oficial mais 92 suspeitas; Passos ultrapassou Varginha e agora é o município com mais suspeitas.



Subiu para 140 o número de casos suspeitos de coronavírus investigados pela Secretaria de Estado de Saúde no Sul de Minas. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira (19), o número de casos suspeitos na região quase triplicou, já que o último número era de 48 suspeitos. Ao todo, entraram na lista oficial mais 92 suspeitas. Por enquanto, nenhum caso foi oficialmente confirmado na região.

Passos que tinha apenas seis casos suspeitos, agora aparece com 25 e ultrapassou Varginha como o município com mais suspeitas na região. Casos suspeitos em 17 novos municípios apareceram na lista oficial. Sete casos já foram descartados.

No estado de Minas Gerais, até o momento foram confirmados 29 casos e 104 descartados. Outros 2.140 seguem em investigação.

Secretarias municipais de algumas cidades do Sul de Minas informaram que investigam outros casos que ainda não constam na lista oficial do Estado. Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas conforme a lista oficial:

Passos: 25
Varginha: 22
Camanducaia: 14
Poços de Caldas: 11
Alfenas: 8
Itajubá: 8
Guaxupé: 5
Boa Esperança: 4
Pouso Alegre: 4
São Sebastião do Paraíso: 4
Extrema: 3
Três Pontas: 3
Campos Gerais: 2
Cristais: 2
Munhoz: 2
Poço Fundo: 2
Santa Rita do Sapucaí: 2
Três Corações: 2
Andradas: 1
Botelhos: 1
Bueno Brandão: 1
Cabo Verde: 1
Campo Belo: 1
Carmo do Rio Claro: 1
Itanhandu: 1
Lavras: 1
Machado: 1
Maria da Fé: 1
Monsenhor Paulo: 1
Monte Santo de Minas: 1
Monte Sião: 1
Nova Resende: 1
Pedralva: 1
Piranguinho: 1
São Gonçalo do Sapucaí: 1

- Até o momento já foram descartados casos em:

Varginha: 3 descartados
Alfenas: 1 descartado
Itajubá: 1 descartado
Lavras: 1 descartado
São Sebastião do Paraíso: 1 descartado

Divergência de números

Algumas secretarias municipais de saúde do Sul de Minas têm questionado os números divulgados pelo boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde. A Secretaria de Saúde de Camanducaia diz que o município tem dois casos suspeitos e não 14 conforme o boletim oficial. A Secretaria de Santa Rita do Sapucaí também questiona os dois casos suspeitos apresentados na lista e diz que há apenas um.

Em nota oficial divulgada em seu site, a Secretaria de Estado da Saúde informou que há fatores que podem causar divergências entre os casos informados e dados do boletim diário.

Entre esses fatores estão o fato de alguns municípios ainda não terem preenchido formulários específicos do Ministério da Saúde (RedCap); paciente ter realizado exame em laboratório particular e o resultado ainda não ter sido informado à secretaria; formulário ter sido mal preenchido pelo município e necessitar de mais informações.

O COES Coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Fonte: G1 Sul de Minas