Neste ano de 2020 Minas Gerais registrou, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), 6.988 mil casos prováveis de dengue.
Do dia 1º de janeiro até a última terça-feira, dia 4, cinco mortes estavam sob investigação, mas nenhuma ainda está confirmada. Agora um novo óbito entrou na linha de investigação da SES.
A paciente que foi supostamente vítima de dengue hemorrágica tem 42 anos e morreu na madrugada de hoje, quinta-feira, dia 6, no Hospital São Lucas, em Campo Belo.
Ela apresentava sintomas da doença e, como Campo Belo está passando por um surto de dengue, sua morte será investigada pela Fundação Ezequiel Dias seguindo essa linha.
Lavras tem apenas um caso suspeito de dengue, isso graças a política da Secretaria Municipal de Saúde em promover, durante todo o ano, um combate sistemático ao mosquito Aedes aegypti, com visitas periódicas de agentes de saúde a todas as residências, mutirões de combate ao mosquito, campanha educativa nas escolas e outras ações.
Nas sete cidades que são limítrofes com Lavras, apenas duas não registrou nenhum caso, são elas: Ijaci e Ingaí.
As demais todas tem casos que estão sob investigação, como em Perdões, com 5 casos; Ribeirão Vermelho, 3 casos; Nepomuceno, 5 casos e Carmo da Cachoeira, com apenas um caso suspeito.
Fonte: Jornal de Lavras