Descoberto duto que despeja esgoto in natura no rio em cidade sul-mineira

Copasa foi acionada e confirmou uso local como válvula de segurança para estação elevatória; duto será retirado.



Com a escavação do terreno para a construção da passarela para pedestres, ao lado da ponte Milton Barra, sobre a Av. Beira Rio, em Santa Rita do Sapucaí, foi descoberto um duto que despeja esgoto in natura diretamente no Rio Sapucaí. A Copasa, concessionária que explora o serviço de água e esgoto no município, foi acionada e compareceu ao local o encarregado da unidade, José Alexandre Braga, que disse que o duto funciona como uma válvula de segurança para a estação elevatória do sistema de captação do esgoto, localizada na outra ponte, denominada José Neves.

Ainda, indagado sobre a real necessidade desse duto, Braga garantiu que este será eliminado e com isso não haverá mais o escoamento do esgoto in natura no Rio Sapucaí.

A reportagem do Portal da Cidade esteve no local nos quatro dias seguidos ao encontro com o encarregado da Copasa, ocorrido na quinta-feira (30 de janeiro), e até o momento do fechamento desta matéria o duto ainda não tinha sido retirado.

A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí foi consultada e, segundo a assessoria de comunicação do órgão, irá se manifestar somente após o engenheiro Mário Marques, da Secretaria de Obras, se inteirar do assunto.

Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí não havia se manifestado.

Há denuncia da existência de outros pontos de despejo de esgoto in natura, sem tratamento, no Rio Sapucaí.

Fonte: Portal da Cidade - Santa Rita do Sapucaí