Instituições do Sul de Minas têm mais de 4 mil vagas abertas pelo SISU

Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) é instituição com mais número de vagas disponíveis.



Seis instituições do Sul de Minas têm mais de 4,1 mil vagas abertas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o 1º semestre de 2020 estão abertas desde a madrugada desta terça-feira (21).

Em todo o país, são 237,1 mil vagas em universidades federais. No Sul de Minas, a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) é a que mais têm vagas – ao todo, são mais de 1,7 mil oportunidades.

As vagas são para os campi de Passos, Campanha e Poços de Caldas. A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) oferece mais de 1 mil vagas nos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas.

Na Universidade Federal de Lavras (Ufla) são quase 800 vagas, todas para Lavras. Na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o número chega a 765.

O Instituto Federal do Sul de Minas oferece 178 vagas, em campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Carmo de Minas.

Já o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) oferece 80 vagas em Varginha e Nepomuceno.


Inscrições

As inscrições seguem até o domingo (26). O prazo terminaria na sexta-feira (24), mas foi prorrogado após erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) liberar as inscrições no site do Sisu, estudantes relataram lentidão e dificuldades para se candidatar às vagas das universidades federais.

Durante a manhã, candidatos relataram que o site dava erro na seleção do curso.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu. Podem participar os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação.

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Fonte: Portal da Cidade - Guaxupé