Com medo do coronavírus, moradores do Sul de MG adiam viagens para a China

Doença já tem milhares de infecções na China e em outros 19 países.



Moradores do Sul de Minas que estavam com viagem marcada para a China estão adiando os voos. A medida está sendo tomada devido ao coronavírus, que já tem milhares de infecções na China e em outros 19 países.

A situação é tão grave que nesta quinta-feira A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Para não se expor aos riscos, o engenheiro Rogério Penha, de Varginha (MG), adiou o retorno ao país asiático.

"Eu voltei para o Brasil dia 18 e até então não tinha nenhum tipo de informação relevante sobre esse vírus", conta.

Rogério estava com viagem marcada para voltar, mas a empresa mudou de planos. "Tinha viagem prevista para o dia 9, o que já foi cancelado até segunda ordem", explica.

Uma agência de turismo da cidade revela que não teve procura de pacotes para a China. Além disso, quem já tinha viagem marcada, tem conseguido negociar novas datas com as companhias aéreas.

"Elas estão oferecendo aos clientes que tenham adquirido os bilhetes a possibilidade de remarcação, reemissão dos bilhetes sem cobrança de multa ou a diferença tarifária. E até mesmo a reitineração, que seria a utilização do crédito para viajar para um outro destino", diz Kênia Chagas Carvalho, dona da agência.

Em Pouso Alegre, onde fica uma multinacional chinesa do ramo da construção, a vigilância municipal cobrou informações sobre os profissionais chineses. A direção da empresa informou que ninguém viajou nos últimos dias e, por enquanto, ninguém vai ou volta da China.


Coronavírus no Brasil:

9 casos suspeitos
43 notificações
0 caso provável e 0 confirmado
6 descartados – chegaram a ser uma suspeita, mas a investigação descartou o vírus
28 excluídos – não apresentaram os requisitos para serem enquadrados como suspeita

Os casos suspeitos foram registrados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1).

Fonte: G1 Sul de Minas