Nesta quinta-feira, dia 23, um aparelho celular explodiu enquanto a bateria estava sendo recarregada, em uma residência na rua Professor José Florêncio, Bairro Eldorado, em Campo Belo.
O quarto onde o aparelho estava ficou danificado e os móveis ficaram completamente destruídos. A explosão danificou a estrutura do imóvel. Ninguém se feriu.
A Polícia Militar de Campo Belo foi acionada e conseguiu controlar o incêndio.
Veja como evitar acidentes com aparelhos celulares:
-- Se precisar usar, desconecte o aparelho. Também evite as extensões. pois há o risco de explosão da bateria
-- Não carregar o celular em lugares com água ou objetos inflamáveis. Não pode deixar o celular carregando sobre superfícies em contato com a água, como banheiros e cozinhas, e propícios a incêndios, como as camas, banco do carro, perto de cortinas, objetos de madeira ou outros que propaguem fogo. Escolha superfícies lisas e em locais arejados.
-- Não usar acessórios piratas, os produtos não costumam ter itens fundamentais para a segurança de quem usa e não têm controle de qualidade. Falhas internas podem gerar curto circuito e o barato acaba saindo caro.
-- Não carregar o celular com a capinha, a capa dos aparelhos acaba fazendo o papel de um cobertor, impedindo a troca de temperatura do aparelho com o ambiente, resultando em superaquecimento, que pode causar incêndio ou explosão.
-- Não usar o aparelho se ele estiver aquecido, alguns aparelhos costumam esquentar durante o uso, mesmo sem estar conectados a um carregador. Nesse caso, a pessoa pode usar um app que suspende ações em segundo plano. Se não resolver, desligue o aparelho, tire a capinha ou até retire a bateria se possível. Quando a temperatura normalizar, volte a usar.
-- Não carregar o celular nas tomadas com defeito, o contato pode danificar o aparelho ou causar choque elétrico.
As informações sobre segurança ao carregar os aparelhos celulares são da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).
Fonte: Portal Campo Belo