Um dos principais atrativos turísticos de São Lourenço (MG), o Trem das Águas, que faz o trajeto entre o município até Soledade de Minas, transporta cerca de 40 mil pessoas por ano. A linha foi inaugurada oficialmente em 1884, por Dom Pedro II e depois de ser reativada no ano 2000, já foi cenário de gravação de várias novelas da Rede Globo.
O G1 Sul de Minas apresenta o especial "Turistando", que mostra como as principais cidades turísticas do Sul de Minas estão incentivando e promovendo o turismo na região.
"Quem opera hoje o trem é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A primeira estação era no lado oposto. Essa que a gente usa hoje é de 1925. O último trem de passageiros parou em 1983 e o de carga em 1991", conta o diretor da associação, Edelmo Dias de Freitas.
Desde que a associação começou a operar o trem, em maio de 2000, uma oficina foi instalada no local e vários vagões e locomotivas foram recuperadas.
"Quando a gente começou em São Lourenço, nós tínhamos quatro carros de passageiros e uma locomotiva. Nos primeiros anos foi a parte de segurança da linha, troca de dormentes, nivelamento e depois saímos à procura de mais material, que são mais carros, mais locomotivas. De lá pra cá a gente já conseguiu recuperar várias locomotivas, carros de passageiros e trechos ferroviários que estavam completamente abandonados", conta o diretor.
O Trem das Águas só sai com os turistas aos fins de semana, mas durante toda a semana, a estação ferroviária é local obrigatório de parada para os turistas.
"Durante a semana, a estação fica aberta. Então tem a parte de visitação para ver os trens, ver a estação, reviver, ver que ela está totalmente preservada, como era em 1925", disse o diretor.
Desde que a linha foi reativada, o Trem das Águas e a estação ferroviária também foram cenários de várias novelas da Rede Globo.
"Aquarela do Brasil, Turma do Didi, Cordel Encantado, Chocolate com Pimenta, entre outros, várias novelas que estão sempre vindo aí fazendo essa parceria com a Globo", explica o diretor.
Atualmente, o Trem das Águas transporta cerca de três mil passageiros por mês, o que garante a renda da associação, que não tem fins lucrativos.
"A gente tem uma média de 3 mil passageiros por mês, que vêm no passeio, sendo junho, julho, agosto, o nosso pico. No inverno, dá uma melhorada no movimento, tem meses mais fracos, mas em uma média 3 mil, que dá pra ir se mantendo", disse o diretor.
O Trem das Águas sai com os turistas sempre aos sábados, às 10h e 14h30 e aos domingos, às 10h.
Fonte: G1 Sul de Minas