Fábrica de calçados fecha em Machado e demite 344 funcionários

Dezembro sempre foi o mês em que chegava o aviso de férias coletivas. Mas desta vez o comunicado foi outro e pegou muita gente de surpresa.



A indústria de calçados Ferracini anunciou, nesta terça-feira (10), o encerramento de suas atividades na cidade, depois de 15 anos de operação em Machado.

O fechamento da empresa no município resultou em 344 pessoas despedidas. Todas assinaram um acordo de demissão com a fábrica, fato que que pode afetar drasticamente a economia local, aumentando o índice de desemprego.

O desligamento dos funcionários foi feito por dois diretores da empresa, que vieram de Franca – SP, onde fica a sede da mesma. Ambos foram os responsáveis por cuidar de todos os processos de acertos financeiros e demissões.

Em comunicado divulgado também nesta data, a Ferracini alega que está passando por um processo de reestruturação de suas plantas produtivas.

No entanto, outro motivo, não apresentado na nota, estaria atrelado à alíquota de ICMS cobrada em Minas Gerais, que, hoje, é de 18%. Devido a isso, o grupo de calçados teria optado por transferir suas fábricas para o Estado da Bahia, onde o mesmo imposto gira em torno de 7%.

Confira a nota completa emitida pela Ferracini: