A contribuição de cada um é muito importante. Praticar a Coleta Seletiva é um ato de cidadania e significa melhorar a saúde pública, diminuir a poluição do meio ambiente, reduzir a exploração dos recursos naturais e o consumo de energia, gerar trabalho e renda para os catadores, dentre muitos outros benefícios. Num simples gesto, um grande ato. A natureza agradece.
O que podemos separar?
► Todo tipo de papel que esteja limpo: papelão, jornal, embalagens diversas (como a de leite longa vida).
► Os plásticos que devem ser separados do lixo úmido são as garrafas pet, os copos descartáveis, as embalagens de produtos de limpeza e de produtos alimentícios.
► Os metais como latinhas de alumínio, latas de alimentos diversos e aerosóis, marmitex e panelas velhas.
► Os vidros também estão na lista de Coleta Seletiva. Garrafas de bebidas, potes em geral, frascos e cacos de vidros são reaproveitáveis.
DICAS
► Separe sempre o lixo úmido (alimentos) do lixo seco (papel, vidro, metal e plástico). Mas atenção: os vasilhames de vidro, lata e plástico devem ser lavados antes de descartá-los.
► As latas deverão ter as tampas empurradas para dentro, para não ferir ninguém.
► Os papéis devem estar secos e os materiais cortantes, como vidros quebrados, devem ser embrulhados em papel grosso ou jornal.
Por que reciclar?
Ajuda a preservar o meio ambiente;
Melhora a qualidade de vida;
Proporciona ganhos sociais;
Gera trabalho e renda, transformando catadores em agentes recicladores.
Por se tratar de um processo de mudança, em que serão alterados hábitos dos cidadãos, é preciso contar com a colaboração de cada um.
Pouco a pouco os cidadãos caxambuenses se adequarão à nova forma de tratar seus resíduos, e com certeza, a determinação de todos para promover um futuro melhor, através do consumo racional e da responsabilidade individual, elevará Caxambu ao patamar de uma cidade consciente, que cuida do bem estar do seu povo atual, conservando seu meio ambiente e garantindo integridade para as suas futuras gerações.
O esforço conjunto, pondo de lado o individualismo, é o caminho para uma transformação saudável em prol de uma cidade sustentável.
Imagem (com informações) Prefeitura de Caxambu