Vacinação Antirrábica suspensa para maioria das cidades do Estado de Minas Gerais
Conforme informação da Coordenação de Zoonozes Vigilância de Fatores de Riscos Biológicos - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não haverá fornecimento de vacinas antirrábicas caninas (VAR) para maioria das cidades do Estado de Minas Gerais devido ao repasse parcial feito pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que recebeu do Ministério da Saúde, em abril de 2019, 58% do quantitativo total de imunobiológicos destinados à realização da campanha de vacinação antirrábica animal nos municípios. No entanto, a entrega do restante, programada para o mês de julho, não foi realizada.
A SES-MG informou ainda que o estoque foi alocado para a vacinação de regiões com histórico epidemiológico crítico de raiva canina e felina. Os municípios que receberam a vacina antirrábica animal (VARC) antes da situação de desabastecimento continuam normalmente com a campanha.
Em análise da situação epidemiológica dos 50 municípios da área de abrangência da SRS ( Secretaria Regional de Saúde), ficou estabelecida a liberação de 20.000 doses para o município de Varginha, em decorrência da identificação de Morcego Positivo para Raiva em Zona Urbana. Por isso, não há previsão de Campanha de Vacinação Antirrábica para os demais municípios da área de abrangência desta SRS ( Secretaria Regional de Saúde).
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Brasil está próximo à eliminação da doença causada pelo vírus canino da Variante 2.