Itanhandu participará da 7° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais ''Culinária e Patrimônio'




Itanhandu participará da 7° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais ''Culinária e Patrimônio'', que acontece durante o mês de Agosto.

A participação do município será no dia 17 de Agosto e acontecerá na Praça Amador Guedes.

Representando a maravilhosa culinária da cidade, será realizado um encontro dos Produtores e Artesãos locais, a partir das 8h.

E, comemorando o Dia Municipal da Capoeira, atividades com o grupo Sociedade Capoeira a partir das 9h.


7° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais ''Culinária e Patrimônio''

Mais de 500 municípios mineiros de todas as regiões do estado participam da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais: “Culinária e Patrimônio”. De 1º e 31 agosto, mês em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, uma extensa programação cultural, com cerca de 900 atividades, estará disponível ao público. A Jornada é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), desde 2009.

Na edição deste ano serão promovidas ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, como seu preparo. As particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico também estão contempladas pela jornada.


A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.

Nas últimas edições realizadas, mais de 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes abordagens sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 600 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.

Ji9 Minas com informações: SETUR Itanhandu-MG; cultura.mg.gov