Nesta semana a Polícia Militar do Meio Ambiente autuou a empresa BR Frigo e Agropecuária Ltda, sendo esta, a responsável pelo abatedouro municipal de Carmo do Rio Claro.
Acompanhada pela Chefe de Seção de Divisão do Meio Ambiente, Rubia Soares, e o Chefe de Divisão de Desenvolvimento Local, Alexandre Anestor Alves, a fiscalização da Polícia foi realizada nesta segunda-feira, 15. E a autuação foi feita no dia 16.
A Prefeitura solicitou a Polícia Ambiental após perceber que a empresa estaria lançando efluentes provenientes do abate dos animais no córrego dos Lopes. Sendo este no bairro da Jacuba. Além disso, foi constatado que o sistema de tratamento de efluentes do empreendimento encontra-se ineficiente. Levando assim, a uma contaminação do solo.
Após averiguação da Prefeitura e da Polícia Militar do Meio Ambiente, a empresa foi autuada e multada. Sendo o valor de 3750 Ufemgs (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais), que convertido, da o montante de R$13.474,50.
Procurada para falar sobre o caso, a empresa não atendeu as ligações.
O empreendimento
A empresa BR Frigo e Agropecuária Ltda assinou o contrato com a Prefeitura em Agosto de 2018, após ser a ganhadora da licitação. Segundo a licitação, a empresa BR Frigo e Agropecuária, de Guapé, foi vencedora do processo licitatório e ficará responsável pelo local pelos próximos 15 anos. Podendo o contrato ser renovado por igual período.
Na época da assinatura, a empresa informou que iria investir cerca de R$2.296.160,00 (dois milhões, duzentos e noventa e seis mil e cento e sessenta reais), no local.
Após assinatura de contrato, o local entrou em funcionamento em Dezembro de 2018.
Ji9 Minas com informações: Portal Onda Sul