A empreendedora mineira Sabrina Nunes, 34 anos, passou por muitas dificuldades em sua vida. Começou a trabalhar muito nova, aos 14 anos. O seu primeiro emprego foi como cortadora de cana. Hoje, é dona de uma marca milionária de semijoias, Francisca Joias, um e-commerce que já faturou mais de R$ 6 milhões e que conta com mais de 600 revendedoras espalhadas pelo Brasil.
Sabrina nasceu em Itinga, no norte de Minas Gerais. Entre os 14 e 15 anos começou a ajudar a família com vendas de picolés na comunidade rural onde vivia. Ela contou ao Razões que a região é muito carente de oportunidade de emprego, por isso, aproveitava as missas da cidade para vender os picolés e abraçava o que aparecia.
“Vendia naquele lugar, pois lá havia um aglomerado de pessoas e seria mais fácil de trabalhar”, disse.
O emprego no canavial
Depois de alguns anos, surgiu a proposta de trabalhar num canavial em Mato Grosso do Sul. Sabrina já era mãe e como em Mato Grosso do Sul existe uma alta procura por mão de obra para serviços rurais, ela foi tentar a vida por lá como cortadora de cana.
“Essa fase doeu muito, doeu as mãos que ficaram calejadas e com sangue, doeu na alma. Na época eu estava terminando a faculdade de serviço social. Não foi fácil, a comida era fria, não tinha banheiro, mas eu aprendi. Tudo na vida ensina, tudo te fortalece! Eu aprendi a valorizar coisas pequenas e que hoje fazem muita diferença na minha jornada”, disse.
Na própria empresa, ela conseguiu um emprego de secretária.
“Lá mesmo eu fiz contatos para conseguir me recolocar. Eu só agarrei a oportunidade”, relembrou Sabrina.
Venda de bijuterias
Após sete anos, já formada, em Serviço Social, e trabalhando como secretária, Sabrina conseguiu uma bolsa para estudar engenharia no Rio de Janeiro. Resolveu sair do Mato Grosso do Sul. Cursando ensino superior e precisando de renda extra, em 2012, resolveu fazer alguma atividade para complementar a renda.
“Como eu precisava de dinheiro para me manter na cidade, descobri um site que alguns microempresários vendiam produtos e conseguiam bom faturamento, então resolvi arriscar. Comprei R$ 50 de bijuteria no Centro do Rio de Janeiro e vendi tudo”, lembra.
Ela explicou que o começo não foi fácil, e que fazia feiras em eventos para conseguir vender.
“Dessa forma, eu conseguia giro e assim eu ia melhorando e evoluindo o negócio. A venda pela internet ainda era pouca, mas eu sempre acreditei e continuei investindo na ideia.”
A marca de semijoias
No mesmo ano, em 2012, nasce a Francisca Joias, nome criado em homenagem a sua avó. Das bijuterias compradas de terceiros, a empreendedora passou a oferecer semijoias, desenhadas por ela própria e banhadas a ouro.
“Sim, hoje 65 % das semijoias sou eu que desenvolvo com o apoio de parceiros, pois acredito na economia colaborativa”, contou.
De 2012 até agora, Sabrina acumula conquistas, possui mais de 600 revendedoras espalhadas pelo Brasil, já ultrapassou a casa dos R$ 6 milhões em faturamento, o e-commerce conta com mais de 4 mil modelos e vende cerca de 12 mil peças por mês.
“Não é só o dinheiro e nem sucesso financeiro, é um legado, é uma vida, são sonhos. Todo dia eu levanto para realizar sonhos, os meus, os dos meus colaboradores, sonho das pessoas que querem aprender a empreender e que ajudo diariamente.”
Ela também dá aulas de empreendedorismo, com conteúdos sobre venda, estratégia, planejamento, parcerias.
“Eu acredito e defendo que você precisa e deve fazer o que ama para obter sucesso. Meu objetivo é ajudar a gerar 1.000 empregos até o final do ano por meio das minhas alunas e pessoas que seguem minhas dicas. Eu acredito que o simples funciona e que podemos mudar nossa realidade de vida!”, conclui a empresária.
crédito das fotos: Assessoria de Imprensa Francisca Joias
Fonte: Razões para Acreditar