Frio queima placas de aquecedores solares e moradores ficam sem água quente

Problema aconteceu em Campanha e Baependi após baixas temperaturas dos últimos dias.


Moradores de conjuntos habitacionais em Campanha (MG) e Baependi (MG) estão tendo que ficar sem água quente neste frio por causa de placas de aquecedores solares que foram queimadas com o frio. Só em um bairro em Campanha, foram cerca de 30 famílias afetadas.

"Era por volta mais ou menos de umas 8h30, a gente escutou o barulho da água caindo sobre o telhado, aí quando eu saí já estava um número de pessoas na rua dizendo que todas as casas tinha estragado", disse o vendedor Daniel Filipe Soares.

O problema vem desde o último domingo, quando a região teve a madrugada mais fria do ano. Só em Campanha, a mínima no fim de semana foi de 1,4ºC.

"É só o frio ficar mais forte um pouco, que as placas todas estouram e todo mundo fica aqui sem aquecedor, e tem que gastar ou a energia ou esquentar a água", disse a doméstica Olívia Bezerra Paula.

Em Baependi, a mesma situação. Em uma rua do bairro Lavrinha, todo mundo ouviu o barulho na segunda-feira pela manhã. Logo depois, a água começou a vazar.

"Nós escutamos um chiado e aí quando vê despencou a água, era umas 7h, aí estourou minha, da vizinha, da outra vizinha", disse a dona de casa Sandra Maria Abreu Siqueira.

Os aquecedores foram colocados nas casas populares em uma parceria com a Cemig, em abril de 2015. No manual de instruções, está escrito que realmente pode haver danos após o congelamento por geada e que nesse caso, é preciso chamar a assistência técnica.

Esta não é a primeira vez que os moradores passam pelo mesmo problema. Em 2016, nas duas cidades, moradores também ficaram sem a água aquecida após uma geada. Na época, eles recorreram à garantia e foi feita uma manutenção para evitar o congelamento das placas.

Agora os moradores estão com medo, já que a garantia termina no ano que vem.

Segundo a Cemig, a responsabilidade da empresa é a aquisição e entrega do equipamento, que não estaria mais dentro da garantia. Para os reparos, os moradores devem entrar em contato com a empresa instaladora ou escolher uma outra para prestar o serviço.

A empresa que fez a instalação disse que o problema ocorreu também em outras cidades e que não há uma previsão de quando vai a Campanha e Baependi.

Fonte: G1 Sul de Minas