Casal é vítima do “Golpe de clonagem do Whatsapp”
Nesta última quarta-feira (24), um casal residente em Extrema compareceu à sede do Batalhão alegando terem sido vítimas de um golpe já batido de estelionatários.
A mulher de 39 anos detalhou que estava conversando há 2 dias com uma amiga, via aplicativo do “WhatsApp”, a respeito de um pagamento a ser efetuado. Contudo, no dia seguinte do ocorrido, ela teria recebido uma mensagem de um outro número, onde era questionada sobre o requerido pagamento.
Estranhando a amiga estar usando um número diferente, perguntou sobre o porque da troca do telefone, sendo informada em seguida que aquela teria perdido o número antigo. Sem mais questionamentos, confiando na parceira de longa data, a vítima em posse dos dados solicitou que seu marido realizasse o depósito no valor de R$ 2.000,00 na conta repassada.
Ao final do dia, ao falar pessoalmente com a amiga, a vítima teria dito que já havia feito o pagamento na conta passada através de um outro número telefônico, sendo imediatamente negado pela amiga, a qual alega que não fez qualquer comunicação, pois na data informada, estava tendo problemas com o “Whatsapp”. Neste momento a vítima percebeu que caiu em um golpe.
Para que esta ação não seja praticada mais vezes, a Polícia orienta aos usuários a realizarem um procedimento simples de segurança no próprio aplicativo: Nos aparelhos IOS, basta colocar na tela do WhatsApp, clicar em “ajustes”, “conta” e “verificação em duas etapas”. Já no sistema Android, deve-se entrar nas “configurações”, clicando nos três pontinhos que aparecem no canto direito da tela, seguindo também para “conta” e “verificação em duas etapas”. A partir deste ponto, nos dois modelos, o programa vai pedir a criação de uma senha ou “PIN” com seis dígitos, e também um e-mail, que servirá para recuperar esses números em caso de esquecimento, e com isso quando você trocar de celular, o aplicativo vai te pedir uma senha, e o bandido não vai tê-la.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL – 59º BPM