Município Sul-mineiro intensifica vacinação contra H1N1 após 2 mortes

A primeira morte suspeita foi na última semana, de uma mulher que tinha doença crônica e fazia hemodiálise.



A Prefeitura de Minduri decidiu intensificar a vacinação contra a gripe na cidade após duas mortes de pacientes com suspeita de complicações pela H1N1.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, as vítimas eram duas mulheres que faziam parte dos grupos de risco. As mortes ainda não foram confirmadas oficialmente pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ainda conforme a secretaria, a primeira morte suspeita foi na última semana, de uma mulher que tinha doença crônica e fazia hemodiálise. A mulher já tinha recebido a vacina, mas teve complicações.

A segunda morte suspeita foi na noite desta quinta-feira (27) de uma paciente com problemas cardíacos.

A prefeitura informou que coletou materiais das vítimas, que foram enviados à Regional de Saúde de Varginha e a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.

Com os registros, a secretaria municipal de saúde conseguiu 200 doses da vacina.

O Setor de Saúde irá aplicar as vacinas na população neste sábado (29), a partir das 8h, nos postos de saúde. A vacinação será feita por ordem de chegada, com a distribuição de senhas.

No último boletim do estado, divulgado no dia 26, não havia registros de mortes confirmadas por H1N1 na cidade, nem em Baependi, onde uma delas estava internada.

Ainda segundo o estado, os casos oficiais de óbitos estão no boletim da Semana 25.

De acordo com a Secretaria Estadual, os municípios têm informações mais atualizadas dos casos e podem fazer exames epidemiológicos, que consistem em questionar familiares de vítimas sobre os sintomas apresentados e os locais onde a pessoa esteve para tomar medidas como vacinar pessoas contra influenza.

Fonte: Portal Onda Sul