Não é somente a Cemig que sofre tal dano, ele também estende-se aos consumidores, uma vez que, devido a sobrecarga na rede, muitos equipamentos podem ser danificados e outros problemas maiores também podem acontecer com o rompimento da fiação e a queima de transformadores. Ainda, as ligações irregulares são a segunda principal causa de morte decorrente de descargas elétricas.
Na cidade de Passos, por exemplo, somente nos primeiros meses de 2019 cerca de 986 ligações clandestinas foram descobertas pela equipe da Cemig. Sendo assim, quando a irregularidade é descoberta, o titular consumidor pode responder criminalmente, já que esse tipo de ligação é considerado crime previsto no artigo 155 do Código Penal.
Por fim, aqueles que acobertam quem faz ligação clandestina também estão sendo prejudicados já que, se estiverem pagando a conta corretamente então, estarão pagando junto a todos de Minas Gerais a conta de quem possuí tal irregularidade. Além disso, caso seja visto alguma dessas ligações, disque 166 e sigilosamente denuncie quem comete tal crime.
Fonte: Portal Onda Sul