Uma explosão causada pelo fogo colocado em entulhos dentro de uma piscina em construção causou um tremor de terra na manhã desta sexta-feira (1º) em Campanha (MG). Muita gente achou que era um terremoto.
"Eu achei que tinha estourado um botijão de gás, tinha caído tudo, porque o barulho parecia ser aqui dentro. Todo mundo saiu correndo achando que era pneu, mas ninguém viu nada. O barulho foi bem forte mesmo, nunca vi nada desse tipo", disse o mecânico José Antônio Pereira.
O tremor foi por volta de 9h30 e foi sentido apenas pelos moradores do bairro São Cristóvão. Os pedreiros que trabalham em uma obra contaram que jogaram o entulho dentro da piscina, que ainda está em construção. Em seguida, derramaram três litros de gasolina e atearam fogo.
"Achamos que ia pegar fogo só, mas aí explodiu, teve a explosão. Foi alto (o barulho). Até eu assustei", disse o servente de pedreiro, Bruno Henrique da Silva.
O Corpo de Bombeiros esteve na obra e disse que a explosão poderia provocar o tremor e afirmou que não houve nenhum terremoto.
"A gasolina é de alta inflamabilidade, então o que acontece? A partir do momento em que você tem uma partícula desse tipo, dessa natureza e você coloca um fogo, uma fonte de ignição, o deslocamento de ar é muito grande e como o local aqui está de certa forma restrito, esse deslocamento de ar tende a fazer um barulho muito alto e realmente causar um tremor sim, isso pode acontecer", disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Alex Rezende da Silva.
Fonte G1 Sul de Minas