Com o objetivo de evidenciar e difundir a cultura da cidade, a Revista Cult traz como pauta Patrimônios Históricos Tombados e Registrados em São Lourenço.
O conteúdo foi produzido a partir de pesquisas e entrevistas com pessoas que tiveram contato com estes patrimônios. Um dos entrevistados foi o Ten. Cel. Leonel Junqueira, são-lourenciano centenário que fez parte da primeira turma a se formar na Escola Municipal Dr. Melo Viana, quando ainda se chamada Grupo Escolar Melo Viana, inaugurado em 1927.
Outra importante entrevistada foi Terezinha Villela, moradora, cujos pais casaram-se na Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, além de também ter sido batizada na igreja, que se localiza dentro do Parque das Águas. Ela nos contou sobre o esforço que fez para que a Nestlé doasse a Ermida para a Paróquia São Lourenço Mártir.
A revista também conta a história da Montanha Sagrada, da Festa de Agosto e do Palacete Cardoso (nome oficial da Casa das Irmãs), entre outros patrimônios locais.
Durante o lançamento, puderam se apresentar ao público os artistas premiados no 1º Concurso Cultural de Artes Visuais, através do qual foram selecionadas as obras que ilustraram a revista.
A Prefeita Municipal Célia Cavalcanti discursou sobre a importância que a cultura tem para o desenvolvimento pessoal e municipal, pois apenas conhecendo a história pode-se traçar um novo futuro para a cidade.
A Diretora de Cultura Paula Alves Netto emocionou-se ao falar sobre o trabalho que vem desenvolvendo de fortalecimento da cultura. Contou sobre o tombamento da Praça Brasil, o conjunto paisagístico da Estação, a Fonte Vichy e Aeroporto e a Basílica de São Lourenço Mártir, além de terem sido registradas a Peregrinação de Nhá Chica, a Folia de Reis, a Viola Caipira e a Banda Antônio Di Lorenzo.
Juntamente com o lançamento da revista, aconteceu uma apresentação de encerramento do Natal das Águas 2018, onde o presidente do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Alexandre Melo, evidenciou o trabalho que foi desenvolvido em rede entre a Prefeitura, Convention, ACE, CDL e cerca de 90 empresários que aderiram ao Natal.
Foram produzidas 10 mil revistas, que serão distribuídas gratuitamente em todas as escolas da cidade, tanto públicas como particulares, e em outros pontos onde cidadãos e visitantes poderão ter acesso. A Revista Cult também está na internet para livre download por todos. Para baixá-la, basta acessar: www.bit.ly/revistacult01
A “Revista Cult - Patrimônios de São Lourenço” é uma das ações do Projeto de Educação Patrimonial, que também contempla o “Curso Cultura, Patrimônio e Preservação”, o “1º Concurso Cultural de Artes Visuais” e as “Oficinas Artísticas”. Estas ações, realizadas entre os meses de outubro de 2018 e janeiro de 2019 pela Diretoria de Cultura de São Lourenço, foram deliberadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São Lourenço, que administra o dinheiro repassado pelo Governo de Minas referente ao ICMS Cultural.
ASCOM/PMSL