Como utilizar Difusores de Ambiente (Varetas)



Os difusores de aromas varetas (também conhecidos como aromatizadores de varetas) são uma excelente opção para perfumar ambientes de maneira sutil e prolongada. Mergulhadas na essência difusora, as varetas condutoras absorvem a fragrância e passam a liberá-la pouco a pouco, preenchendo a atmosfera em volta e despertando sensações agradáveis. Mas você sabe como tirar o melhor proveito desse tipo de difusor? Preparamos este post para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Confira a seguir!


Como montar o difusor de varetas?

A montagem do difusor de aromas varetas é simples. Basta retirar o lacre ou a tampa do frasco que contém a essência difusora e inserir as varetas condutoras na abertura do recipiente, deixando que elas fiquem encharcadas. Para uma aromatização mais intensa, retire-as e inverta a posição, colocando dentro do líquido as extremidades que ainda estão secas. Geralmente o número adequado de varetas para o bom desempenho do aromatizador varia de seis a oito, a depender do diâmetro da abertura do frasco e da intensidade desejada do aroma. Quanto mais varetas, maior a área para condução e volatização da fragrância e, portanto, mais perceptível será a aromatização no ambiente.
É preciso tampar o recipiente em algum momento?

Depois de colocadas as varetas, não é preciso retirá-las e tampar novamente o frasco que contém a essência difusora. Embora isso possa ser feito, a prática não é recomendada, pois as varetas precisam ser completamente encharcadas para conduzir e volatizar a fragrância, aromatizando o ambiente. Esse processo leva algumas horas para acontecer, e é interrompido toda vez que se desmonta o difusor. Por isso, o hábito de fechar e abrir o recipiente é desaconselhável, porque interfere na performance da aromatização.
Por que é preciso inverter as varetas periodicamente?

É importante trocar a posição das varetas condutoras, colocando para fora as extremidades que estavam mergulhadas na essência, para intensificar o aroma no ambiente. Recomenda-se esse procedimento porque as extremidades inferiores das varetas ficam encharcadas quando imersas na essência difusora, e com a inversão das varetas o perfume instantaneamente se renova, criando maior performance de aromatização no ambiente. Apenas tenha cuidado ao fazer a troca para evitar que o líquido respingue e deixe manchas no móvel. Uma ideia interessante para reduzir esse risco é não apoiar o difusor diretamente em superfícies de madeira, mas colocá-lo sobre uma bandeja decorativa. Além de proteger o móvel, essa solução ainda compõe a decoração do ambiente com um toque de sofisticação.
Qual o melhor lugar para posicionar o aromatizador de varetas?

Qualquer cômodo pode receber um aromatizador de varetas, mas em ambientes muito amplos sua performance diminui devido à extensão do local. Por isso a melhor opção para ambientes maiores é usar o difusor juntamente com o perfume de ambiente em spray (home Spray) de mesma fragrância, que pode ser borrifado respeitando-se a distância de um metro de móveis e superfícies, garantindo a presença do cheiro em todos os cantos. Voltando aos difusores de varetas, o ideal é que eles sejam posicionados a uma altura abaixo da altura média do nariz das pessoas. Posicionar o difusor em frente a janelas, portas e aparelhos de ar-condicionado potencializa a performance de aromatização. Entretanto, é preciso saber que essas saídas de ar provocam a rápida evaporação da essência difusora, reduzindo a durabilidade do produto. Evite também a proximidade do difusor com fontes de calor, pois o líquido é inflamável.
Quanto tempo dura um difusor de varetas?

A durabilidade do aromatizador depende de uma série de fatores, como a quantidade de líquido, o tipo de varetas utilizado, o tempo de uso dessas varetas (as que estão sendo utilizadas pela primeira vez volatilizam mais que as já saturadas), a frequência com que as varetas são invertidas e o posicionamento do difusor no ambiente. É normal que durante os primeiros dias o nível de líquido baixe rapidamente, pois nesse momento inicial as varetas estão sendo encharcadas para conduzir a fragrância, mas depois a velocidade de consumo se mantém mais lenta e gradual até a saturação total das varetas.
É possível colocar mais líquido no frasco?

Sim, pode-se reabastecer o recipiente com a essência difusora. Geralmente o difusor de varetas começa a perder sua eficácia quando a altura do líquido no frasco fica próxima da espessura de um dedo. Nesse ponto, o que há ali é apenas óleo concentrado, que não é capaz de evaporar através das varetas. Como consequência, as varetas deixam de liberar a fragrância no ambiente. Esse é o momento em que deve-se lavar o vidro antes de colocar um novo óleo difusor, que pode ser da mesma fragrância ou de outra. No caso de uma fragrância diferente, é fundamental que as varetas condutoras também sejam substituídas, já que as usadas anteriormente já estão saturadas.

Tanto o refil da essência difusora quanto o refil das varetas condutoras são vendidos separadamente pela Cheiro Mineiro. É importante lembrar que não se deve adicionar álcool ou outra substância do tipo ao recipiente para fazer o produto render mais, porque isso compromete totalmente o seu desempenho. Também não se deve utilizar outro líquido que não seja a essência difusora, como, por exemplo, perfumes para ambientes destinados ao uso em spray. Isso porque os perfumes de ambientes possuem formulações e concentrações de fragrância diferentes conforme sua finalidade, portanto um perfume próprio para uso em spray não terá performance de aromatização capaz de perfumar o ambiente de forma satisfatória quando adicionado ao difusor de aromas varetas.

Essas são as principais dúvidas de quem está começando a conhecer o universo dos perfumes para ambientes e se interessa pelo aromatizador de varetas. Ainda há alguma coisa que você gostaria de saber e que não foi abordada neste post? Deixe sua pergunta nos comentários. Também não esquece de seguir a Cheiro Mineiro nas redes sociais para receber muitas outras dicas!

Mais informações e pedidos acesse nossa página ou entre em contato pelo WhatsApp:

https://www.facebook.com/cheiromineiro1/?modal=admin_todo_tour

(35) 9981-42274