O lixo descartado pela população nas ruas da cidade, sobretudo nos bairros mais afastados, além de servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, entope os bueiros e, com isso, provoca inundações e trazem transtornos para a cidade. O mais correto é educar a população, porém, este trabalho é lento e gradual, tem que começar em casa e nas escolas.
A Prefeitura de Lavras busca uma forma em curto prazo e paliativa de amenizar o problema de entupimento das manilhas de escoamento de água pluvial, é a instalação de "bueiros inteligentes", que consiste na instalação de cesto coletor de lixo dentro dos bueiros, que funciona como um filtro e facilita o trabalho de remoção e limpeza do lixo que fica acumulado.
Serão instalados quatro bueiros inteligentes em Lavras em caráter experimental, os quatro serão instalados na rua Hemógenes Fonseca, a conhecida "rua da Bomba", no bairro Lavrinhas. A instalação será feita hoje, quarta-feira, dia 16.
Se tudo correr bem, os coletores atenderem o propósito e os cestos coletores não forem depredados ou furtados, a instalação dos bueiros inteligentes se estenderão por grande parte da cidade. Os cestos coletores são fabricados de acordo com as medidas do bueiro.
Fonte: Jornal de Lavras