Servidores de MG não receberão 13º neste ano; governo segue sem previsão para pagamento

Em relação ao salário, Executivo estadual informou que última parcela está sendo paga nesta sexta.



O governo de Minas Gerais informou, no início da tarde desta sexta-feira (28), que a situação do 13º dos servidores do Executivo estadual segue indefinida.

“Apesar de todos os esforços financeiros que foram envidados, o Governo de Minas Gerais lamenta não ter conseguido pagar nem anunciar o parcelamento do 13º ainda neste ano”, afirmou, por meio de nota, o assessor de Relações Sindicais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Alberto Menezes de Calazans.

O Executivo estadual informou que aguardava um crédito de R$ 200 milhões, por parte do Governo Federal, referente à compensação financeira em função da perda de receita decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações de bens e da concessão de créditos nas operações anteriores. Entretanto, de acordo com o governo mineiro, o crédito somente será repassado em 2019.


“Outra importante perda de recursos ocorreu com o leilão da securitização das dívidas, que não obteve oferta com o desconto permitido. Com isso, o Estado estima que deixou de arrecadar cerca de R$ 500 milhões”, alegou Calazans.

Fernando Pimentel (PT) deixa o cargo de governador na próxima terça-feira (1º), quando assume Romeu Zema (Novo).

O governo de Romeu Zema (Novo), que assume em 1º de janeiro, afirmou que só vai se pronunciar após assumir o controle das contas do estado. “O governo eleito lamenta a falta do pagamento e só vai se pronunciar oficialmente sobre o "calote" no 13º salário dado pela atual gestão petista nos servidores públicos mineiros quando tiver acesso ao fluxo de caixa e às reais condições financeiras do Poder Executivo estadual”.

Salários parcelados

Desde fevereiro de 2016, os servidores estaduais têm recebido de forma parcelada por causa da crise financeira, de acordo com o governo.

O pagamento da última parcela dos salários do mês de novembro, paga em dezembro, está sendo feito nesta sexta a todos os servidores ativos e inativos do Executivo estadual, segundo informou Calazans.

Fonte: G1 Sul de Minas