Ministério Público e Polícia Militar prendem 14 em operação contra o tráfico de drogas em Itamonte

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos na cidade e em municípios próximos.





Quatorze pessoas foram presas durante uma operação deflagrada nesta quinta-feira (27) pelo Ministério Público, através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em Itamonte (MG) e cidades próximas. A "Operação Conferência" teve como alvo integrantes de facções criminosas que agem dentro dos presídios e comandam o tráfico de drogas na cidade e em municípios como São Lourenço (MG) e Boa Esperança (MG).

A operação teve o apoio da Polícia Militar e é um desmembramento da "Operação Colorado", deflagrada em outubro deste ano. Na ação desta quinta-feira, além dos mandados de prisão, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Drogas, celulares e cerca de R$ 15 mil foram apreendidos.

"Nós identificamos que um determinado detento estava realizando muitas ligações para o lado de fora do presídio, principalmente com a sua companheira e a partir das interceptações telefônicas nós conseguimos estabelecer que várias ordens estavam dando dadas para aquisição de entorpecentes, crimes de todas as ordens e a operação foi deflagrada nesse sentido", disse o promotor Leandro Pannain.

Entre os presos, estão pessoas de Lorena (SP), que estariam se deslocando para Itamonte para comandar o tráfico na cidade. Segundo o MP, um dos alvos da operação emitia ordens de dentro da Penitenciária de Três Corações.

"O cabeça dessa operação trabalhava de dentro da Penitenciária de Três Corações e emanava ordens para Itamonte, principalmente aos bairros vizinhos à parte central, a fim de fazer a comercialização e aquisição das drogas", completou o promotor.

Ainda conforme o promotor, pelo menos quatro das pessoas que foram detidas durante a operação fazem parte de facções criminosas.


Fonte: G1 Sul de Minas