Monte Verde toda iluminada para o Natal!
Os primeiros moradores de Monte Verde vieram da Letônia, um pequeno país do leste Europeu. O pioneiro foi o Sr. Verner Grinberg (1910-2006) que sobrevoando a região em 1938, percebeu a semelhança das paisagens e do clima local com a de seu pais. Se apaixonou pelo lugar e resolveu ficar, comprando terras no local.
A partir de 1950 os Grinberg começaram a vender pequenas terrenos de sua fazenda, iniciando a formação de um povoado com a a abertura de ruas e construção de casas, cuja arquitetura foi inspirada na bela arquitetura européia da Letônia.
E assim surgiu uma das mais importantes vilas mineiras, hoje distrito de Camanducaia MG, no Sul de Minas. Um lugar charmoso, pitoresco, tranquilo em meio a vasta natureza e paisagens que lembram as pequenas vilas Europeias.
As baixas temperaturas na região também ajudam já que Monte Verde está a 1680 metros de altitude, sendo o ponto mais alto de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Por isso que o inverno no distrito é rigoroso, geralmente abaixo de zero grau, com frequentes geadas.
Monte Verde tem uma ótima estrutura para receber o turista, com hotéis e pousadas de nível. Cervejarias artesanais. Fábricas de chocolates e restaurantes diversos, com culinária mineira, brasileira e europeia.
Um dos destaques de Monte Verde é sua decoração de Natal. É uma das mais belas de Minas. A vila fica ainda mais linda e com milhares de turistas nesse período natalino.
Toda a comunidade de Monte Verde participa e ajuda na decoração de Natal. A iniciativa de decorar o distrito para o Natal recebe apoio da Sub-prefeitura de Monte Verde.
Dessa união entre sub-prefeitura, moradores e empresários locais, nasceu o projeto Natal - Monte Verde Iluminada.
Esse projeto visa iluminar, no período natalino, a entrada de Monte Verde se estendendo pelo canteiro central da principal avenida do distrito, destacando a iluminação do Túnel do Papai Noel, ao lado do lago. Esse túnel tem lareira e um papai Noel ao fundo que pessoas possam fazer seus pedidos de Natal.
A decoração segue até o morro da Baiana, chegando até a praça em frente a Igreja de São Francisco de Assis. A decoração conta também com uma árvore de 5 metros de altura toda decorada.
Fonte: Conheça Minas