Cemig intensifica mutirões de corte por inadimplência e operações antigatos em todo Estado

Ações serão realizadas em todo estado e buscam recuperação de receita pela companhia



A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) está realizando novos mutirões de cortes por inadimplência em diversas regiões mineiras, com o intuito de coibir os atrasos no pagamento das faturas de energia e recuperar R$ 400 milhões em receita. Além disso, a empresa também está atuando contra os consumidores que insistem em praticar furto de energia – popularmente conhecido como "gato". Na Região Sul, os mutirões começaram esta semana, no dia 5, segunda-feira, inicialmente em Varginha.

Nesta etapa, além de Varginha, as ações na Região Sul também vão se concentrar em Lavras, Pouso Alegre, Itajubá, Alfenas, São Lourenço, Três Corações, Campo Belo e Boa Esperança. No restante do estado, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei, Congonhas, Mariana, Ouro Branco, Uberaba, Araxá, Iturama, Uberlândia, Araguari, Montes Claros, Januária, Bocaiuva, Janaúba, Curvelo, Governador Valadares, Caratinga, Unaí, Nova Serrana, Passos, Bom Despacho, Teófilo Otoni, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso também serão alvo das operações.

O corte por inadimplência é feito quando o cliente possui débitos com a companhia. Após 15 dias de atraso no pagamento da fatura, a ordem de corte do fornecimento já é emitida. A Cemig realiza aviso prévio ao corte, que geralmente chega na própria fatura de energia.

No caso das irregularidades, os equipamentos suspeitos são retirados e levados para perícia no laboratório da companhia. A Cemig já recuperou cerca de R$ 48 milhões em receita operacional desde o início desse trabalho de mutirões, em 2017.

A tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig. Por isso, a companhia investe em operações e possui, ainda, um centro de inteligência que acompanha o consumo em tempo real de todos os seus clientes. A Cemig orienta que se você souber de alguém que furta energia elétrica, denuncie, pois você está pagando por ela.

Com o objetivo de reduzir a taxa de inadimplência, a Cemig está ampliando os canais de negociação e facilitando o pagamento das faturas em atraso. Atualmente, a empresa possui cerca de 6% de consumidores com alguma pendência financeira, um aumento de 50% se comparado a 2015. Para reduzir esse percentual, a empresa vai permitir um parcelamento de até 24 vezes com uma entrada média de 15% do valor devido, com parcelas no valor mínimo de R$45.

Os clientes com débitos junto à companhia podem realizar o parcelamento por meio do Cemig Atende no site da companhia, disponível em www.cemig.com.br. Além disso, as negociações podem ser feitas por meio do número telefônico 0800 721 7003, exclusivo para negociação de débitos, disponível de 9h às 21 h, de segunda a sexta-feira, e de 9h às 15h aos sábados.Outra opção é de forma presencial em uma das agências de atendimento ou Postos Cemig Fácil.

Com informações Jornal de Lavras