Bolsonaro vence segundo turno e é eleito o novo presidente do Brasil

Festa da vitória de Bolsonaro se espalhou por todas as regiões do país



Os eleitores brasileiros foram às urnas neste domingo, dia 28 de outubro de 2018, e decidiram que Jair Messias Bolsonaro será o próximo presidente da República Federativa do Brasil.

Candidato ao Planalto pelo PSL, Bolsonaro venceu o segundo turno das eleições com 55,13 % dos votos, contra 44,87 % do adversário Fernando Haddad, do PT. 

Logo após o anúncio da vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial, apoiadores do capitão da reserva saíram às ruas de cidades de todas as regiões do país para comemorar. Buzinaços, fogos de artifício, gritos de “mito!” e cantorias marcaram a festa.
No Rio de Janeiro, uma multidão se aglomerou em frente do condomínio onde fica a casa do presidente eleito, na orla da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Bem antes da divulgação dos resultados, um grande número de apoiadores de Bolsonaro já se aglomerava nas imediações da residência. Pouco depois das 16 horas, o trânsito foi fechado na Avenida Lúcio Costa, que se estende por toda a orla da zona oeste do Rio. Com um caixão, manifestantes simularam a morte do PT.
Em São Paulo, apoiadores de Bolsonaro se reuniram na Avenida Paulista, onde, por volta das 19h, houve um tumulto entre manifestantes contra e a favor do futuro presidente. A tropa de choque da polícia militar foi ao local para garantir a segurança. Muitos moradores da capital paulista se vestiram de verde e amarelo e, das janelas dos apartamentos, gritavam expressões como “Fora PT!” e “Mito!”.
Belo Horizonte teve festa para Bolsonaro e Zema, candidato do Partido Novo eleito governador. Em todas as regiões da cidade foi possível ouvir foguetório e buzinaço. Parte dos apoiadores de Bolsonaro foi para o QG do candidato, na avenida Antônio Carlos, no Bairro São Francisco, região da Pampulha. Eleitores de Zema comemoraram o resultado no espaço Ilustríssimo, no bairro Santa Efigênia.

Em Brasília, milhares de manifestantes se dirigiram à Praça dos Três Poderes, onde ficam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF), para comemorar o resultado da eleição de Bolsonaro. A Polícia Militar do Distrito Federal bloqueou os dois lados da Esplanada dos Ministérios na altura do Congresso e do Palácio do Planalto.

No Rio Grande do Sul, a comemoração em Porto Alegre teve clima festa de conquista de campeonato de futebol. E em Curitiba, a comemoração da vitória de Bolsonaro não foi concentrada em um único ponto, se espalhou por vários pontos da cidade. As cores verde e amarelo e os gritos de repulsa ao PT marcaram a comemoração.
Em Recife houve uma das maiores concentrações do Nordeste. Os festejos também se espalharam pelo interior de Pernambuco, com destaque para Petrolina, no Sertão pernambucano, onde os eleitores de Bolsonaro comemoraram com fogos e buzinaço.

Houve ainda grandes concentrações em Santa Catarina, Maranhão, Ceará, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Cuibá, no Mato Grosso, e em Goiânia.
Nas cidades do interior do país eleitores também foram às ruas e festejaram a vitória com muita alegria. Brasileiros de todas as idades, na sua grande maioria vestidos de verde e amarelo, empunhando bandeiras do Brasil, não pouparam suas buzinas, fogos de artifício, e ainda as músicas da campanha do "Mito" embalando a festa dos eleitores eufóricos com a vitória. 

Fotos: Notícias UOL, Folha UOL, Gazeta do Povo e Gazeta Online