Escritor caxambuense com dislexia publica maior poema escrito no país

Morador de Caxambu, Leandro Campos Alves publicou o poema em mais de 400 páginas. Recorde foi reconhecido pelo RankBrasil.





Um escritor mineiro, natural de Caxambu (MG), conseguiu um recorde ao publicar o maior poema escrito no Brasil. Leandro Campos Alves tem dislexia, mas a dificuldade de compreender a leitura foi superada no novo projeto, que tem mais de 400 páginas de histórias.

O livro “O viajante” tem mais de 10 mil versos, divididas em 2 mil estrofes, em um trabalho que levou quatro anos. O recorde de maior poema brasileiro foi reconhecido recentemente pela empresa RankBrasil, sistema responsável por homologar os recordes brasileiros.

Juntos, os versos contam a história de um jovem. “É um poema narrado, que fala dos causos de alegria, da vida, ele é composto de ficção e casos que realmente aconteceram na minha vida, na minha família”.

Além de um recorde, o livro deixou no Leandro a marca das dificuldades ao longo da vida com a dislexia. “Devido a dislexia, eu nunca na vida poderia pensar em literatura. Mas eu ainda hoje eu digo, que tem aquele ditado: ‘Deus escreve certo por linhas tortas’. E ele me pôs a escrever errado em linhas retas”.

Leandro já tem seis livros, dos mais diversos temas. A companheira, Rosilene Alessandra de Souza, é quem ajuda a organizar os versos. “Tinha a inspiração ali no computador e ele pedia para eu dar uma olhada. Eu corrigia e achava tudo maravilhoso”.

Nas paredes da casa, mais uma marca – os vários prêmios que Leandro conquistou. São certificados e o reconhecimento pelos trabalhos. Com toda a inspiração, os projetos devem continuar. “Tenho um romance guardado já aí também”, comemora.
Fonte: G1 Sul de Minas