Projeto que recolhe lixo eletrônico chega a mais duas cidades do Sul de Minas

Equipamentos eletrônicos serão recolhidos em Bom Repouso e Aiuruoca.




Mais duas cidades do Sul de Minas recebem nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6) o projeto "Lixo Eletrônico: Não Descarte Essa Ideia", que promove a coleta de equipamentos eletrônicos para reciclagem no Sul de Minas. O projeto passou por cinco cidades durante o mês de junho e agora chega a Bom Repouso (MG) e Aiuruoca (MG).


Em Bom Repouso, o lixo eletrônico pode ser entregue de 9h às 15h na Praça Coronel Ananias de Andrade. Já em Aiuruoca, o lixo será recolhido na Rua Tônico de Barros, na Quadra Mineirinhos, no bairro Campo Prático.

A iniciativa é do Inatel CasaViva e acontece desde 2008. A intenção do projeto é evitar que os equipamentos tenham um descarte indevido e causem danos ao meio ambiente. Podem ser entregues monitores de computadores, celulares, baterias e pilhas, computadores, carregadores, mouses, televisores, câmeras fotográficas e impressoras, entre outros.

Alguns equipamentos não podem ser recolhidos, como televisores e monitores de tubos abertos ou quebrados e lâmpadas fluorescentes. Após a coleta dos materiais, a equipe da CasaViva realiza uma triagem e envia para reciclagem. Outras informações estão disponíves no site do projeto.






O PROJETO

O projeto existe desde 2008 e nasceu da necessidade de fazer o descarte correto de materiais eletrônicos inutilizados e de reaproveitar os que ainda estiverem em bom estado. O descarte correto traz muitos impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente, impedindo que estes materiais venham a poluir o solo e lençóis freáticos, evitando males aos animais e aos seres humanos.
Como o descarte desse tipo de lixo aumenta a cada ano, é muito importante agir de forma sustentável, prolongando a vida útil de materiais que ainda estejam em bom estado.

Com informações e imagens: G1 sul de Minas e Inatel