Mostra audiovisual recebe curtas-metragens de dez países em Cambuquira



A Mostra Audiovisual de Cambuquira (Mosca) começa nesta sexta-feira (27). A novidade para este ano são os programas que reúnem o público e selecionam curtas-metragens para um encontro no ano intermediário entre um festival e outro. O evento Mosca 11.5 em 2018 recebe produções nacionais e de outros nove países entre os dias até o dia 29 de julho.

A abertura do Mosca acontece às 19h, com a estreia nacional do longa-metragem “Feijão”, de Felipe Carrelli, que estará presente na data. Os curtas-metragens nacionais selecionados tratam de assuntos como o nacionalismo, direitos humanos e pretende dar voz às questões ainda pouco debatidas no cotidiano.

Os projetos “Raízes, trajetórias e desvios obrigatórios”, “Contemporaneidades duradouras” , “Precisamos ouvir de outra forma” e “Contextos rasgados” têm exibições de sexta a domingo (29).

Em parceria com os festivais europeus VIS Vienna Shorts Festival, Glasgow Short Film Festival e L’Alternativa – Festival de Cinema Independent de Barcelona, o Mosca apresenta o programa “We Need to Disagree (Nós Precisamos Discordar)”. São selecionados filmes internacionais para abordar a relevância dos debates políticos na vida cotidiana. A curadoria é feita por representantes de cada um dos festivais.

A programação internacional também começa na sexta-feira (27) com o título de “A Vontade do Povo”, do curador Matt Loyd, e produções do Reino Unido. No sábado (28), às 21h, há filmes da Áustria, Alemanha, França, Bélgica, Polônia e Israel. Também no sábado, às 22h30, o curador Tess Renaudo reúne em “O Pessoal e o Político” filmes espanhóis e uma co-produção de Espanha e Suíça.

A programação completa do festival pode ser conferida no site do evento. Todas as atrações são gratuitas. http://www.mostramosca.com.br/programacao115/

Fonte: Minas Hoje