Solicitação deve ser feita no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas; serviço pretende inibir este tipo de crime.
A partir desta sexta-feira (6), quem tiver o celular furtado ou roubado em Minas Gerais poderá bloquear o aparelho apenas com o número da linha telefônica. A mudança faz parte de um projeto do Governo Estadual para inibir o roubo de celulares. O programa também conta com a criação da Cbloc (Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais).
O bloqueio já era possível com o Imei, que é o número da identificação internacional do aparelho. No entanto, a dificuldade de se encontrar o código criava os obstáculos na hora de fazer a operação.
A ideia de estimular a restrição desses celulares é para que eles percam o valor de venda e não possam ser negociados no mercado clandestino ou servir de moeda de troca para criminosos.
Como bloquear
O cidadão vai solicitar o bloqueio por meio do sistema da Cbloc (http://cbloc.seguranca.mg.gov.br/), dentro do site da Sesp (Secretaria de Estado Segurança Pública). Para isso, ele precisa apenas do número do celular e dos dados pessoais. A solicitação deve ser feita em até 48 horas após o registro do boletim de ocorrência.
Caso o prazo seja extrapolado, o proprietário do telefone deverá ir até uma unidade da Polícia Militar ou Civil. Outro detalhe é que o Cbloc bloqueia apenas o aparelho. A linha telefônica deve ser cancelada junto à operadora.
Roubo de carga
O novo sistema também vai ajudar comerciantes que tiveram as cargas de celulares roubadas durante a entrega. No site do Cbloc, os lojistas poderão pedir o bloqueio dos aparelhos. Neste casos, os celulares que não estão vinculados a uma operadora específica deverão ser inutilizados com o Imei, disponível na nota fiscal.
Desbloqueio
A polícia fará contato com o proprietário caso o celular roubado seja encontrado. Nessas situações, a autoridade solicitará à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o desbloqueio do aparelho e o dono poderá retirá-lo no local.