A segunda-feira (4) e a madrugada de terça-feira (5), foi de tensão no Sul de Minas devido aos ataques supostamente comandados por facções criminosas. Os ataques aconteceram em sete cidades: Alfenas, Três Pontas, Itajubá, Passos, Machado, Varginha e Ipuiuna.
Além de ônibus, os criminosos incendiaram uma viatura do Sistema Prisional em Varginha e um automóvel do diretor do presídio da cidade de Três Pontas. Passos foi a cidade que mais sofreu ataques dos criminosos na noite de segunda-feira, naquela cidade os incendiários destruíram dois ônibus, um às 19h45 e outro às 22h. Além dos ônibus, uma caminhonete (foto abaixo, de Helder Almeida) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que trabalhava no local onde havia sido queimado o primeiro ônibus. O fogo atingiu a fiação elétrica e os funcionários da Cemig trabalhavam para restabelecer a energia elétrica no bairro.
Em Passos, desde domingo, quando a onda de ataques teve início, já foram queimados três ônibus, uma viatura da Polícia Militar e uma caminhonete da Cemig. Também foram registrados tiros contra uma unidade da Polícia Militar que estava desativada e contra a Câmara Municipal.
Em Itajubá dois ônibus foram destruídos com fogo, o primeiro por volta de 20h, o crime aconteceu no bairro Canaã. Duas horas depois o segundo ônibus foi incendiado o bairro Rebourgeon, os ônibus eram da Viação Valônia. Nos dois casos os bandidos agiram da mesma forma: abordaram o coletivo e exigiram que todos o deixassem e, em seguida, atearam fogo.
Em Alfenas um circular foi incendiado por bandidos às 21h35, os criminosos abordaram o motorista e entraram armados dentro do coletivo exigindo a imediata saída dos passageiros, depois quebraram as janelas do ônibus e atearam fogo. Os bombeiros foram acionados e conseguiram debelar as chamas.
Em Machado um ônibus foi destruído depois que dois homens invadiram o coletivo e obrigaram a saída dos passageiros, depois jogaram gasolina em seu interior e atearam fogo, ninguém se feriu.
Em Varginha uma viatura do Sistema Prisional, que estava em uma oficina, foi destruída pelo fogo. Os criminosos pularam o muro da mecânica para cometer o crime. Os bombeiros foram acionados, mas nada puderam fazer.
Em Três Pontas, o carro do diretor do presídio da cidade foi destruído na madrugada desta terça-feira, o veículo estava na rua estacionado na porta da residência do profissional. Ele contou à polícia que ouviu o barulho de líquido sendo jogado e, em seguida, pessoas correndo. O carro ficou parcialmente destruído, o fogo foi controlado por populares com o auxílio de um caminhão pipa da prefeitura.
Em Ipuiuna um carro abandonado na rua foi incendiado, a polícia ainda não sabe se esta ação tem relação com os atentados que estão acontecendo no Sul de Minas.
Com informações: Jornal de Lavras