A greve dos caminhoneiros nas rodovias do Sul de Minas, que teve os últimos pontos desbloqueados na quarta-feira (30), ainda traz reflexos na região. O principal serviço afetado é o fornecimento de combustíveis. Motoristas ainda formam longas filas e alguns até dormiram próximos aos postos para garantir o abastecimento em Varginha (MG). Serviços como coleta de lixo e transporte público seguem alterados.
Em Varginha, 10 postos receberam combustíveis, mas na manhã desta sexta o movimento ainda estava acima do normal. A quantidade vendida aos clientes é limitada pelos postos.
Em Poços de Caldas, a situação voltou ao normal e os motoristas e motociclistas já conseguem abastecer sem transtornos. Em Pouso Alegre, pelo menos 60% dos postos já estão abastecidos.
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), os caminhões de combustíveis chegam às cidades da região sem precisar de escolta. A situação de abastecimentos deve ser completamente normalizada na região entre a tarde desta sexta-feira e a próxima segunda-feira (4).
Supermercados
Nos supermercados de Varginha, itens de hortifruti que estavam em falta voltaram a chegar às prateleiras. Um supermercado e uma distribuidora receberam gás de cozinha na tarde desta quinta-feira (31), mas os botijões acabaram horas depois.
Em Poços de Caldas, os estabelecimentos estavam em falta com produtos como arroz, óleo, feijão e leite. Mas, aos poucos, o estoque volta ao normal. Em Pouso Alegre, faltavam carnes. A expectativa é que os produtos voltem a ser abastecidos na cidade até o fim da tarde desta sexta.
Transporte público
Em Varginha, segundo a empresa Autotrans, nesta sexta, os ônibus circulam com horários de sábado e recebem reforço em horários de maior movimento. Em Pouso Alegre, a tabela de horários segue também a de sábado.
A Circular em Poços de Caldas informou que os ônibus circulam em horário normal, mas sem carros extras em horário de pico.
Coleta de lixo
Após dois dias sem a coleta de lixo em Varginha, o serviço volta ao normal nesta sexta, nos pontos já previstos. Em Poços de Caldas, a sexta e o sábado também seguem o roteiro normal. Em Pouso Alegre, o serviço permanece reduzido. Bairros rurais e próximos à rodovia Fernão Dias não terão coleta de lixo nesta sexta.
Escolas e serviços públicos
Em Varginha, não haverá aula nas escolas e creches da rede municipal na segunda-feira (4). Ainda não foi divulgada a data de retorno das atividades e a reposição. Em Poços de Caldas e Pouso Alegre, as aulas voltam na segunda-feira.
As prefeituras não funcionaram nesta sexta e retornam o atendimento ao público na segunda.
Fonte: G1 Sul de Minas