Você sabe como funciona o Serviço Especializado para Pessoa em Situação de Rua ou Migrantes em São Lourenço

Pessoas em situação de rua, são assistidas pela Prefeitura, através do serviço de Proteção Social Especial




O município de são Lourenço realiza intervenção social para atender a população em situação de rua que vive ou passa pela cidade. No ano passado, foram abordadas 807 pessoas e concedidas 324 passagens de transporte coletivo para que pudessem seguir viagem ou retornassem para a cidade de origem.


O serviço acontece todos os dias da semana, e aos finais de semana acontecem os plantões da abordagem social. Essas pessoas são abordadas e encaminhadas para o serviço de Proteção Social Especial que está situado na Via Silvestre Ferraz nº 830, no bairro Jardim América. Neste local, eles recebem atendimento psicossocial e assessoria jurídica, além do tratamento humanizado. Os usuários podem lavar suas roupas, ou trocá-las por outras doadas, tomam café da manhã e tarde e recebem almoço; Caso tenha interesse, eles podem retornar para cidade de origem. Todo esse trabalho e ofertado através da Abordagem Social da Equipe de Proteção Social Especial com intuito de garantir seus direitos. São concedidos benefícios eventuais como passagem de ônibus, contato familiar, encaminhamento para redes de proteção do município e intervenção judicial.


Deste modo, diariamente a equipe de abordagem social assegura o atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades. O cidadão em situação de rua tem direito de permanecer em local público desde que não esteja infringindo a lei, sob pena de valer o direito de outros cidadãos, que também querem usufruir com seus familiares dos locais públicos.


Nesse sentido que entra o Serviço de Segurança Pública, através da Polícia Militar para coibir as contravenções penais. Vale destacar que o cidadão infrator poderá sofrer pena restritiva de direitos ou multas. Dessa forma, caso haja algum cidadão que esteja sofrendo constrangimento ou sendo ameaçado por esta demanda (que por sua vez se encontra em estado de embriaguez; fazendo algazarra; baderna; promovendo a desordem pública; causando escândalo ou praticando colocando em perigo sua segurança, ou de outrem), a Policia Militar deve ser acionada através do disque denúncia (190) ou o serviço de Abordagem Social.


O apoio da população é fundamental para que o trabalho da abordagem seja ainda mais eficaz. Por isso, os telefones das equipes estão à disposição.

Rondas das 8h às 10h e das 15h às 19h.

9 9182 0724
99129 5196
9 9935 1959
9 9223 5609


Informações e fotos: ASCOM/PMSL