Grupo de proteção ambiental cria petição para regularizar grandes eventos em São Tomé das Letras, MG

Medida foi tomada após evento realizado no feriado da Semana Santa levar cerca de 30 mil turistas para o município.




Um grupo de proteção ambiental de São Tomé das Letras (MG) criou uma petição online para regulamentar a realização de grandes eventos no município. A medida foi tomada após um evento realizado no feriado da Semana Santa.

De acordo com a iniciativa, o evento levou cerca de 30 mil turistas para a cidade, que tem pouco mais de 6 mil habitantes. Segundo os moradores, a superlotação causou estragos.

Agora membros do grupo “Todos pela água" querem arrecadar 10 mil assinaturas para exigir a regulamentação de eventos com superlotação.

“A cidade foi tomada por pessoas e pessoas e pessoas. Não tinha estacionamento direito, filas para restaurante, as pessoas dormiram na rua, dormiram nas praças, dormiram aqui no fundo de casa, em uma captação de chuva que eu faço, porque a cidade não comporta tanta gente de uma vez”, afirma a comerciante Ana Maria Marcondes Sigaud.

Para o biólogo Paulo Sampaio, o número excessivo de pessoas no Parque Municipal, que recebe eventos, é uma ameaça à biodiversidade. O biólogo diz ainda que as fogueiras também são outro risco. Uma delas provocou um incêndio no parque Antônio Rosa e destruiu quase três hectares.

“A gente tem uma das vegetações mais raras e importantes aqui do nosso país, que é a vegetação do campo rupestre. E ali são plantas raras, estão presentes em listas de plantas ameaçadas de extinção a nível nacional. E essa quantidade de pessoas muito grande, sem caminhos pré-definidos, fez com que elas se espalhassem por todo o parque e pisoteassem essa vegetação que é tão rara”, afirma.

“A gente não é contra arte, a gente é contra a quantidade excessiva de gente em um período só. São Tomé não aguenta. É uma cidadezinha construída no topo de uma montanha em área de preservação permanente e onde não tem capacidade para tanta gente”, completa Ana Maria.

A petição será enviada a Câmera de Vereadores e à Prefeitura Municipal. O prefeito da cidade, Tomé Reis Alvarenga (MDB), disse que só vai se manifestar quando tiver acesso à petição.

Fonte: G1 Sul de Minas