São Tomé das Letras recebeu mais de 20 mil turistas neste feriado prolongado

A Secretaria Municipal de Saúde trabalhou intensamente durante o feriado



A mística cidade de São Tomé das Letras tem ganhado espaço na mídia mineira nos últimos meses, não por suas inúmeras atrações turísticas, como as cachoeiras, por exemplo, mas por ter sido uma das cidades mineiras que mais registrou casos de febre amarela. Naquela cidade com pouco mais de 6 mil habitantes, ocorreram 9 casos da doença, sendo que dois deles evoluíram para morte.

Neste final de semana, de feriado prolongado, mais de 20 mil pessoas, na sua maioria jovens, procuraram aquela cidade para descansar e aproveitar o que a natureza tem para oferecer às pessoas. O fluxo de turistas naquela cidade foi mais de três vezes sua população e isso obrigou a Secretaria Municipal de Saúde montar um esquema especial para receber essas pessoas.

Os proprietários de pousadas foram orientados a aconselhar os turistas que ligavam para fazer reservas a se vacinarem, também foi montada uma força tarefa na cidade para receber os turistas no terminal rodoviário: os passageiros ao desembarcarem dos ônibus eram abordados por agentes epidemiológicos com folhetos e orientações.

O posto de saúde da cidade, mesmo nos dias de feriado, permaneceu aberto para atender aqueles que ainda não haviam sido imunizados. Numa ação conjunta das secretarias municipais de Turismo e de Saúde, os principais pontos de visitas receberam placas alertando para o perigo da febre amarela, as placas foram colocadas em locais considerados como "área de risco", como as matas no entorno da cidade.

A cidade de São Tomé das Letras foi uma das poucas que atingiu a meta de imunização, que é de 95%. Mas a preocupação das autoridades da cidade é com respeito aos turistas que nos finais de semana e, sobretudo, nos feriados prolongados vão para a cidade.

Fonte: Jornal de Lavras