O Departamento de Trânsito do estado (Detran/MG) vai esclarecer, nesta terça-feira, como vai funcionar os novos mecanismos. O órgão já adiantou que será implantado um sistema de telemetria e videomonitoramento do processo do candidato
A fiscalização será ampliada no processo de formação de condutores e retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Minas Gerais. O Departamento de Trânsito do estado (Detran/MG) vai esclarecer, nesta terça-feira, como vai funcionar os novos mecanismos. O órgão já adiantou que será implantado um sistema de telemetria e videomonitoramento do processo do candidato. Informou, ainda, que o objetivo é ajudar na verificação das aulas práticas de direção e avaliação do aluno, por meio de áudio, vídeo, fotos e sensores ligados aos componentes do veículo.
Os detalhes sobre as novas medidas serão divulgados em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira. Para o Detran, “a tecnologia visa garantir a qualidade, segurança, transparência e eficiência no processo de formação e aperfeiçoamento dos condutores no Estado de Minas Gerais”.
Renovação
No início deste ano, uma resolução que exigiria o teórico para os motoristas no momento da renovação da CNH causou polêmica. Milhares de pessoas foram para as redes sociais para criticar a regra. O principal argumento é que a medida era uma forma de arrecadar dinheiro. Até mesmo uma petição pública on-line foi criada, onde mais de 70 mil pessoas assinaram.
Antes mesmo de a entrar em vigor, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou, em 17 de março, que diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revogassem a norma.
Fonte: Estado de Minas