Vigilância Epidemiológica confirma localização de 6º macaco morto em Varginha, MG

Animal, que já estava em estado de decomposição, foi encontrado na tarde de sábado (3) em uma estrada próximo ao bairro rural do Salto.



A Vigilância Epidemiológica de Varginha (MG) deverá encaminhar amostras de mais um macaco encontrado morto na cidade para análise na Fundação Ezequiel Dias, a Funed. O animal, que já estava em estado de decomposição, foi encontrado na tarde de sábado (3) em uma estrada próximo ao bairro rural do Salto.

Com esse macaco, já são seis os animais encontrados mortos na cidade cujos materiais foram enviados para análise. Por enquanto, em nenhum deles foi confirmada a presença do vírus da febre amarela.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, já foi feito um trabalho de vacinação na região onde o macaco foi encontrado. Os agentes de saúde devem retornar ao bairro para verificar se algum morador ficou sem a vacina.


Casos confirmados

Por enquanto, a Secretaria de Estado de Saúde só confirmou a presença do vírus da febre amarela em dois macacos encontrados em agosto e novembro do ano passado nas cidades de Gonçalves (MG) e Extrema (MG).

Em seres humanos, por enquanto são três casos confirmados no Sul de Minas, com duas mortes, de um morador de Poço Fundo e de um turista de São Paulo que visitou São Tomé das Letras. No entanto, outras cinco mortes já foram confirmados por secretarias municipais e devem entrar no relatório do Estado nesta semana.

Com informações G1 Sul de Minas