Prefeitura de São Lourenço realiza fiscalização do serviço de charretes e divulga nota sobre denúncia postada em rede social


Neste sábado (17), a SlTrans e Coordenadoria de Zoonose de São Lourenço realizaram ações de fiscalização do serviço de charretes.
Na abordagem é realizada a conferência da CMH (Carteira Municipal de Habilitação dos charreteiros), o número de passageiros que está sendo transportado, o chip eletrônico do cavalo, além da avaliação das condições de saúde do animal. Aqueles que não estavam regularizados foram retirados de circulação.

Em nota publicada na fan page oficial, a Prefeitura de São Lourenço também se pronunciou a respeito de uma postagem que viralizou nas redes sociais, sobre maus tratos de um animal fotografado na Praça João Lage. De acordo com a publicação, o município de São Lourenço tomou conhecimento da denúncia postada, e está adotando as medidas cabíveis previstas na Lei para apuração e sanção aos responsáveis.


Confira nota na íntegra:


NOTA DA PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO

A respeito da postagem feita nesta rede social em que consta um animal fotografado na Praça João Lage, informamos que o município de São Lourenço tomou conhecimento da denúncia postada, e está adotando as medidas cabíveis previstas na Lei para apuração e sanção aos responsáveis.

A Prefeitura esclarece ainda que já existe uma Lei Municipal (3.155), que está sendo implantada desde 2017 e prevê a regularização do trabalho dos charreteiros, bem como o cuidado com o animal. Para isso, os trabalhadores são cadastrados na Prefeitura e os cavalos recebem um chip de identificação, que é vinculados ao seu proprietário, o responsável pelo seu cuidado.

A fiscalização dos animais é feita regularmente pela equipe de zoonose do município, que avalia a saúde do animal e seu bem estar. Caso ele não esteja em condições, é retirado imediatamente pela equipe sendo proibido de circular , e o proprietário está sujeito às sanções da lei.

A equipe da Gerência Municipal de Trânsito e Transporte também realiza a fiscalização das charretes, pois os condutores recebem uma Carteira Municipal de Habilitação e são proibidos de circularem sem este documento.

São Lourenço, ao implantar essa lei de fiscalização, se destaca dentre outras cidades que utilizam desse atrativo turístico. O trabalho realizado pela equipe de zoonose é constante.






Com informações e fotos da Prefeitura de São Lourenço