A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre investiga mais uma morte por febre amarela no Sul de Minas. Se confirmada, essa seria a 4ª morte pela doença de Conceição dos Ouros (MG). Um outro jovem que morreu em Brazópolis nesta quinta-feira (15) também pode ter sido contaminado pela doença. Caso esses casos sejam confirmados, o número de mortes por conta da doença na região pode subir a sete.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Sul de Minas tem por enquanto 10 casos confirmados de febre amarela, com cinco mortes.
Mortes confirmadas:
1 morador de Poço Fundo
1 turista de São Paulo que esteve em São Tomé das Letras
3 moradores de Conceição dos Ouros
Casos confirmados sem morte:
1 em Poços de Caldas
1 em São Sebastião da Bela Vista
3 em São Tomé das Letras
Em Conceição dos Ouros (MG), onde três mortes pela doença já foram confirmadas, a Secretaria de Saúde confirmou que pela primeira vez, foram encontrados macacos mortos no município. O alerta fez que a vacinação seja intensificada.
"Tinha dois primatas mortos, porém já em estado de decomposição, não tem como realizar a coleta para saber se foi por febre amarela, já foram feitas as campanhas aqui no posto de saúde e agora a gente procura casa a casa as pessoas que não se vacinaram ainda", disse a secretária municipal de Saúde, Renê Alves.
Apesar desses casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a cobertura vacinal ainda é muito baixa: 62,19%, quando o ideal seria 90%. Alguns moradores insistem em não se vacinar. Por conta disso, autoridades de Saúde têm notificado quem resiste à vacina.
Além das mortes que estão sendo investigadas, um outro caso de febre amarela, que ainda não entrou no balanço estadual, também já foi confirmado em Paraisópolis. De dezembro do ano passado até agora, o Estado já confirmou 183 casos da doença e 76 mortes.
"Aqueles que nunca foram vacinados e que têm idade acima de 9 meses, que procurem a unidade de saúde mais próxima para que possam ser vacinados, lembrando que hoje a gente segue a orientação da Organização Mundial de Saúde, que uma vacina apenas, sendo ela dose cheia, que é utilizada em Minas Gerais, já é suficiente para a vida toda", disse o superintendente regional de saúde de Pouso Alegre, Luís Augusto de Faria Cardoso.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
Fonte: G1 Sul de Minas