Passos entra em estado de alerta após índice apontar infestação de Aedes aegypti

Agentes de saúde encontraram focos do mosquito em 3,4% dos locais visitados.



Passos (MG) está em alerta contra as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Um levantamento feito pelo núcleo de zoonoses da cidade revelou um índice de 3,4% de infestação pelo mosquito.

O levantamento foi feito com base em visitas de agentes de saúde a bairros do município. De acordo com o núcleo, a maior dos casos registrados foi dentro de casa, em locais como vasos de plantas, pratinhos e frascos abertos.

"Isso nos coloca em situação de médio risco para a epidemia, devido às altas temperaturas, quantidade de chuva que tem acontecido, tudo isso são fatores que se não tivermos os devidos cuidados pode acontecer uma epidemia, disse o coordenadora do Lira, Denis de Oliveira Silva.

Dois bairros apresentaram maiores índices de focos: Cohab 4 e Cohab 5. Por isso, os agentes voltaram às áreas para alertar sobre os riscos do mosquito de lixo e entulho nas calçadas. Os agentes perceberam ainda um aumento de 20% da espécie Aedes albopíctus. Ele é o vetor que transmite, além da dengue, chikungunya e zika, a febre amarela urbana.
A Secretaria de Saúde diz que, a partir de segunda feira (22), as doses da vacina contra a febre amarela vão estar disponíveis em 21 unidades de saúde de Passos.

"A gente já aumentou um local de vacina e a partir da semana que vem estamos organizando para todas as unidades de saúde da família também trabalhar com a vacinação da febre amarela", disse a secretária de Saúde do município, Elexandra Bernardes.
Fonte: G1 Sul de Minas