"Jeitinho Brasileiro" é igual a Corrupção do Cotidiano!

Quando votar provoca asco!


Furar fila, não devolver troco a mais, fazer "gatonet" ou gato de luz e água; comprar ou vender CDs "piratas" e tudo mais que for "pirata"; deixar de declarar (de pagar) algum imposto (DEVE "dar a César o que é de César"); passar calote esperando a conta prescrever; apresentar atestado falso para se livrar do trabalho; comprar carteira de motorista; estacionar em vaga de idoso ou cadeirante, etc.

Tudo isso é considerado pelo brasileiro, esse que vai às ruas gritar contra a corrupção, e também pelos que não vão, como sendo algo comum, algo do dia a dia; apenas uma forma de facilitar a vida. Outros, no entanto, têm isso como sendo uma forma de vida (fazem disso trabalho e sobrevivem assim)!

- O que esperar de pessoas que agem dessa forma?

- Que moral essa gente tem de sair às ruas pedindo a cassação ou impeachement desse ou daquele político que elegeu para representá-lo?


Não tenho conhecimento, não tenho lembrança desse país menos corrupto! Toda vida ele foi assim! Em épocas anteriores, com o militarismo, por exemplo, também tínhamos corrupção - com a diferença de que tínhamos, além disso, o cerceamento de alguns direitos. Na época da ARENA e depois PMDB ou PSDB a inflação era terrível e também se roubava do povo (que o diga Malouf - àquele que "rouba mas faz"!).

O que temos hoje são pessoas mais revoltadas com a corrupção. Se antes eram mais resignadas hoje tem direito, vez e voz! Podem fazer o que bem entendem, inclusive sair quebrando tudo pela frente que nada lhes passa de mais grave! Antes, as badernas estavam sujeitas à pena de prisão e até torturados podiam ser!

A moda hoje é corrupto lutar contra corrupto!

Colocam o rabo entre as pernas e saem pelas ruas como se esse simples fato os abonasse das atitudes do cotidiano. "CORRUPTOS MODINHA"!

A corrupção do dia a dia é normal; anormal mesmo é roubar muito - POUCO PODE! E se roubar mas fizer alguma "coisinha para o povo, que vive de pão e circo, de brinde", está mais que perdoado!

Certamente o cidadão que pratica "jeitinho brasileiro" e, ainda assim, aponta o dedo para os outros - faria bem pior se tivesse oportunidade.

Como diria Machado de Assis: "a ocasião NÃO faz o ladrão pois esse nasce feito, a ocasião faz o furtador"! É assim porque, no furto, artigo 155 do CP, o objeto do delito é a coisa alheia móvel - o proprietário tem que estar distraído ou não estar presente para configurar...., nós, a nação brasileira ("proprietária da res pública") seríamos os distraídos (já somos) e o "furtador" será (já é) o político que não nasceu ladrão, mas a oportunidade o fez (pelo voto)!

Portanto, não dá para esperar muita coisa de uma nação que se diz indignada mas pratica, diuturnamente, o famigerado "jeitinho brasileiro" - acreditamos que se estão indignadas é porque não tiveram a mesma oportunidade, já que passam a vida praticando pequenas corrupções - quem verdadeiramente se revolta, age diferente!

Pela moralidade pública e por uma verdadeira democracia onde podemos escolher entre votar (no menos corrupto) ou NÃO VOTAR, não compactuar com nenhum dos que se dispõe a nos roubar! Essa é a Democracia que preciso - uma Democracia madura e respeitável!

Por Elane F. de Souza (Advogada e autora do blog onde este artigo foi publicado).

Fonte para embasamento final de VOTO: REVISTA ISTOÉONLINE - A hora do voto não obrigatório




Elane Souza DCJ Advocacia
Advogada há mais de 14 anos; colou grau em Direito no ano de 2003 pela UNIC - Cuiabá - BR; Em 2004 realizou o Exame da OAB e obteve aprovação; Meados de maio de 2007 foi viver em Lisboa, por questões pessoais, e só retornou no ano de 2011; Hoje raramente advoga, dedica-se mais a redação de artigos e parte do tempo divulga seus Blogs – acredita que a Advocacia não é bem sua vocação apesar de apaixonada pelo Direito, mas por não se fiar muito na Justiça Brasileira prefere escrever. Áreas de maior envolvimento são: D.Humanos, Direito de Família, Penal, Criminologia e Medicina Legal. Tudo que escreve publica em seus Blogs: Diário de Conteúdo Jurídico https://advconcurseira.blogspot.com.br Educação é Direito https:/www.educacaoedireito.com/ Diário de Conteúdo Jurídico no facebook